TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA E O SERVIDOR PÚBLICO

Por:   •  26/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE CIDADE VERDE

CURSO DE DIREITO

APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA E O SERVIDOR PÚBLICO

Maraiza Da Silva Pinto

Maringá – PR

2018


Maraiza Da Silva Pinto

Aplicação do Princípio da Eficiência e o Servidor Público

Pré-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Cidade Verde, como requisito básico para a obtenção da nota que compõem as avaliações do 3º bimestre.

Orientador (a): Prof.ª Lucimara Plaza Tena 

Maringá - PR

2018


SUMÁRIO

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        4

2        TEMA        4

3        DELIMITAÇÃO DO TEMA        4

4        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        5

5        JUSTIFICATIVA        5

6        OBJETIVOS        7

6.1        OBJETIVO GERAL        7

6.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        8

7        EMBASAMENTO TEÓRICO        8

8        METODOLOGIA        11

8.1        MÉTODO DE ABORDAGEM        11

8.2        TÉCNICAS DE PESQUISA        12

9        CRONOGRAMA        12

10        REFERÊNCIAS        13


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

O projeto será desenvolvido sob a orientação da professora Lucimara Plaza Tena, do Curso de Direito da Faculdade Cidade Verde, pela acadêmica Maraiza da Silva Pinto, na área temática do direito Administrativo.

  1. TEMA

O Principio de Eficiência na Constituição Federal traz para o ordenamento jurídico a acepção de que os serviços públicos devem ser executados com presteza, perfeição e rendimento funcional. O Servidor Público deve ser aquele que tem como principio servir e atender as necessidades da população, colocando-se a disposição do serviço público suas capacidades, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento social acima de qualquer interesse particular. O indivíduo que sofre um dano em virtude de uma conduta praticada por um agente público estatal, no exercício de suas funções, pode pleitear a e reparação pelo dano sofrido perante a entidade pública a qual o agente é vinculado. A Constituição garante o direito de regresso da entidade pública em face do agente causador do dano. O pleno conhecimento do princípio da eficiência é de grande importância no corpo da Administração Pública para que exerça o seu dever de presta com eficiência.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Delimita-se em uma análise da relação do servidor público no exercício de sua função estatal com o princípio da eficiência da administração pública. Sua conduta deve ser satisfatória a administração Estatal, satisfazendo interesse público. A conduta do agente público deve ser eficiente que é garantido ao cidadão o direito à rápida tramitação processual e ao estado o direito de regresso.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O princípio da eficiência foi incluso no ordenamento jurídico tornando um requisito de observância de forma obrigatória à eficiência aos seus gestores, servidores e prestadores de serviços. Estes devem ser responsabilizados, pela não observância e a não aplicação deste princípio?

  1. JUSTIFICATIVA

No corpo social encontram-se diversos tipos de condutas de seus indivíduos, aparecendo assim à necessidade de normas que levem a sociedade a seguir valores, que irão nortear a conduta dos indivíduos, com finalidade de harmonizar a convivência social, evitando surgimentos de conflitos, proporcionando uma suportável convivência entre as pessoas do corpo social. A regulamentação da ordem social é de responsabilidade Estatal, esta regulamentação apresenta um conjunto de normas que são representadas pelos princípios jurídicos que harmonizam a convivência social.

Os princípios apresentam uma definição lógica e harmoniosa de ideias centrais, favorecendo a criação de um sistema normativo, que exercendo sua função orientadora à criação, interpretação e aplicação da norma, resulta em um conjunto de regras que irão refletir no conceito de ordem e justiça.

No ordenamento jurídico encontram-se dois tipos de normas: os princípios e as regras. Alguns princípios são tácitos, não estão expressos no ordenamento jurídico, porem não deixa de serem importantes, quanto os expressos. A doutrina e a jurisprudência os aceita de forma pacifica, pois são indispensáveis. Enquanto um valor anterior à própria regra, os princípios podem ser positivados, é o que se verifica com o princípio da eficiência.

A Constituição Federal da República, em seu art. 37, caput, junto a nova redação definida por a EC nº 19/98, relatou os princípios básicos que estão atrelados a Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, a publicidade e a eficiência. Ainda que seja indiscutível a importância de todos os princípios da Administração Pública, aborda-se como foco principal o princípio da eficiência como um dever do próprio ente estatal.

O Princípio da Eficiência foi incluso no artigo 37 da Constituição Federal, como uma resposta a insatisfação social, em relação à prestação dos serviços públicos que o estado e seus delegados oferecem.  Busca-se analisar as formas de inclusão do referido princípio inserido no texto constitucional e a partir da Emenda Constitucionais nº 19/1998. Apontando a forma de conduta do agente público em desenvolver suas atividades, que busquem trazer uma garantia para satisfação do interesse público, por meio da administração pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (229.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com