TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO MUNDO DA MODA

Por:   •  28/9/2020  •  Artigo  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

SUSTENTABILIDADE NO MUNDO DA MODA: O QUE AS EMPRESAS DO RAMO VÊM FAZENDO PARA COLABORAR COM UM PLANETA MAIS SUSTENTÁVEL.

 

Patrícia Thais do Carmo Tadeu[1]

Sirlei Mendes Pinheiro[2]

RESUMO: A sustentabilidade no mundo da moda é um assunto que vem sendo muito tratado na mídia, vendo que as empresas desse ramo são uma das mais poluentes do mundo, perdendo apenas para as empresas de petróleo. A sustentabilidade no mercado da moda é pensada de forma atrelada à uma ideia ligada ao meio ambiente, ou seja, em uma forma de repensar os métodos produtivos aplicados nessa indústria. O crescimento da indústria não foi proporcional ao desenvolvimento de práticas e cuidados com a sustentabilidade, como todos já sabemos, a indústria sempre poluiu muito mais do que que qualquer outro. O desenvolvimento sustentável atua com estratégias para aproximar o nível de sustentabilidade ao sistema ambiental humano sustentável, e as empresas estão cada vez mais buscando se encaixar nessas estratégias ou até mesmo criar novas para contribuir com um planeta mais sustentável. O presente artigo tem como objeto de discussão o que as empresas do mundo da moda estão fazendo para colaborar com um planeta mais sustentável, analisando que essas empresas são umas das que mais poluem o meio ambiente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade, Moda, Planeta Sustentável.  

 

1 INTRODUÇÃO  

A sustentabilidade é um tema que gradualmente vem ganhando evidência e sendo pesquisado com maior destaque no Brasil (e no mundo) nos últimos anos. Boa parte dessa crescente se deve ao fato de as informações sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos estarem mais facilmente ao alcance das pessoas. Atualmente, fala-se muito sobre sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável em diversos setores de nossa sociedade.

O termo “desenvolvimento sustentável” foi usado pela primeira vez em 1987, por Gro Harlem Brundtland[3], ela publicou um livro (Our Common Future) onde escreveu em partes: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

Ao longo da maior parte da nossa história, o homem viu-se como um dominador da natureza e acreditava que ela estava totalmente disponível somente para o seu bem-estar, para o desenvolvimento econômico. Essa forma de pensar produziu uma “sociedade de consumo”, que é exatamente o contrário do desenvolvimento sustentável, pois as indústrias e fábricas buscam extrair o máximo de recursos do planeta para acumular riquezas e satisfazer o consumismo exagerado da população, ocorrendo muito desperdício. O caminho seguido pela economia até o momento foi extrair, produzir, vender, utilizar e descartar, sem se preocupar com o meio ambiente.

Segundo pesquisas, a indústria da moda produz 20 peças de roupa por pessoa por ano. Se a população da Terra é de cerca de 7 bilhões de pessoas são produzidas em média, 140 bilhões de novas peças de vestuário a cada 1 (um) ano. Parte importante dessa produção, existe para dar conta da demanda gerada por um segmento específico da moda que tem cada vez mais força: a chamada fast fashion.

 O mercado de vestuário dos EUA é o maior do mundo com cerca de 28% do volume total. Muitas empresas aderiram ao modelo insustentável do “fast fashion” que ganhou força a partir de 1990, onde os consumidores foram acostumados a encontrar roupas novas nas lojas quase todas as semanas, em vez de uma vez por temporada. Enquanto a tecnologia permitiu que as empresas produzissem roupas de forma mais rápida e com menor custo, a rapidez do fast fashion ajudou a tornar a indústria da moda a segunda mais poluente do mundo, atrás apenas da indústria petrolífera, a segunda em consumo de água depois da indústria alimentícia e a primeira em limitação da vida útil superando a indústria de eletrônicos.

2. PRINCIPIOS DA MODA SUSTENTAVEL

Para comentar sobre os princípios de moda sustentável é necessário conhecer os conceitos de Fast Fashion e Slow Fashion.

O Fast Fashion é o termo utilizado por marcas que possuem uma política de produção rápida e contínua de suas peças, trocando as coleções semanalmente, ou até diariamente, levando ao consumidor as últimas tendências da moda em tempo recorde e com preços acessíveis. Já o Slow Fashion é uma alternativa à produção em massa, que incentiva que tenhamos mais consciência dos produtos que consumimos, retomando a conexão com a maneira em que eles são produzidos e valorizando a diversidade e a riqueza de nossas tradições, apoiando um tempo compatível para um processo criativo e produtivo responsável, que produz mercadorias não descartáveis, relacionadas ao conceito de ser e não apenas ter, que incentiva a consciência ética.

        Em 2018 um fórum global sustentável chamado de Global Fashion Agenda (GFA)[4] divulgou um relatório com sete medidas que devem estar nos planos de curto e longo prazo das empresas envolvidas com moda. Esse relatório foi dividido entre três princípios urgentes e outros quatro que devem ser adotados para realizar mudanças positivas no longo prazo.

Vamos então falar sobre os valores que norteiam a nova fase da indústria da moda, os 7 princípios globais para uma moda sustentável são:

  • Transparência na cadeia de fornecimento: O fórum recomenda que marcas criem listas de fornecedores, que ajudem as pessoas a serem capazes de desvendar com facilidade suas cadeias de suprimentos, assim, acionistas e consumidores podem saber quais matérias-primas são usadas nas peças que compram e suas procedências.
  • Uso eficiente de água, energia e produtos químicos: Outro grande foco das discussões de sustentabilidade na moda é o implemento de programas eficientes de uso de água, energia e produtos químicos. O objetivo deve ser usar o mínimo possível de recursos naturais e evitar emissão de poluentes ao meio ambiente.
  • Ambientes de trabalho respeitosos e seguros: O fórum visa discutir as condições trabalhistas na indústria da moda para evitar abusos e reforçar políticas em conformidade com os Direitos Humanos. Neste âmbito, a ABVTEX prioriza duas frentes de atuação: a social, que envolve todas as questões das condições de trabalho na cadeia produtiva, e a econômica, que diz respeito ao desenvolvimento desta cadeia.
  • Variedade de matérias-primas: É preciso reduzir os efeitos negativos da produção das matérias-primas usadas nos produtos de moda e desenvolver materiais mais sustentável e novas tecnologias.
  • Criação de um ciclo sustentável: O CEO Agenda 2018 incentiva que a indústria de moda produza peças inovadoras que possam ser recicladas ou reutilizadas a longo prazo para evitar descarte irregular.
  • Promover melhorias nos sistemas salariais: É fundamental a promoção de debates sobre como implementar um sistema salarial mais justo, já que a indústria da moda emprega cerca de 60 milhões de pessoas, de acordo com levantamento do GFA.
  • 4ª Revolução Industrial: O relatório global também inclui a valorização das novas tecnologias pelas empresas, que não devem deixar de se engajar com outras companhias para discutir e projetar o impacto da digitalização antes de aplica-la nos negócios.

Desde a publicação dessas medidas as empresas do ramo vem se adequando dia após dia para se conseguir alcançar o objetivo, medidas que puderam ser implantadas imediatamente já foram, que são as a curto prazo as mais urgentes, mas ainda há muitas medidas, a longo prazo, tanto dentro desses princípios gerais como que as próprias empresas vem criando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com