TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  9/5/2016  •  Monografia  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Paralelo entre o filme Tempos Moderno e a moderna gestão de pessoas.

O filme “Tempos Modernos” é focalizado na vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, logo após a crise que atingiu toda sociedade, levando grande parte dela ao desemprego. O filme de Chaplin mostra como era a vida dos operários naquela época, onde a obrigação dos colaboradores eram executar seu trabalho sem a sua devida pausa. Naquela época o importante para a organização era ganhar dinheiro e garantir lucro sem pensar nas necessidades dos funcionários. A intenção das indústrias era recuperar a economia que fora abalada pela devida crise que ocorria naquele ano e colocar seus colaboradores a trabalhar em condições que não era favorável para o bem estar dos mesmos. Eram vistos como máquinas de trabalho, não tinham hora para parar de trabalhar e nenhum direito que hoje em dia é garantido por lei.

Com o passar dos anos foram criadas muitas teorias e processo de aprimoramento para gerir pessoas dentro de uma empresa.

Nos dias de hoje o chamado processo “Gestão de Pessoas” trata seus colaboradores, fornecedores e clientes como parceiros, visando sempre o crescimento da organização, ou seja no processo ganha- ganha. Devido a passagem dos anos as organizações perceberam a importância do colaborador para a empresa, principalmente á valorização dos mesmo. Informação tornou-se essencial para a globalização, a empresa deixa bem claro qual a sua missão, metas e objetivos para o colaborador e também da a possibilidade de treinamentos, benefícios e até mesmo recompensas para que o colaborador se motive mais em busca do seu melhor, coisa que na época que ocorreu o filme não ocorria. Atualmente as empresas enxergam que o colaborador capacitado colabora muito mais para o crescimento da empresa. Hoje o processo de “ Gestão de Pessoas” se compõe em várias atividades como por exemplo: Descrição e analise de cargos; Planejamento de RH; Recrutamento e seleção; Treinamento, segurança, saúde e etc.

ERA INDUSTRIAL ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO

LIDERANÇA Industrialização e formação de proletariado Expansão da industrialização e do mercado de candidatos Mercado de serviços ultrapassa o mercado industrial.

AMBIENTE EXTERNO Transformação das oficinas em fábricas Aumento das fábricas e do comércio mundial Adoção de unidades de negócios para substituir grandes organizações.

FORMATO DE TRABALHO Estabilidade, rotina, manutenção e permanência Inicio do dinamismo do ambiente; instabilidade e mudança. Extremo dinamismo, turbulência e mudança.

TIPO DE SERVIÇO Adoção das estruturas tradicionais e da departamentalização funcional e divisional Adoção de estruturas hídricas e de novas soluções organizacionais. Adoção de estruturas orgânicas e adhocráticas.

ÁREA DE PESSOAS Departamento de pessoas

Departamento de relações industriais Departamento de recursos humanos

Departamento de Gestão de Pessoas Equipes de Gestão de Pessoas

NOMEMCLATURA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com