TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOÇÕES DE CRIMINOLOGIA

Por:   •  26/11/2017  •  Resenha  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Pouco sabemos sobre o ser humano e sua mente, objetos constantes do conhecimento filosófico, jurídico e científico. Muitos mistérios ainda têm a desvendar. Poucas pessoas se preocupam em ter uma noção do que seja o homem e o que há por traz de suas ações e reações.

A partir de pesquisas bibliográficas, e baseadas nelas, o trabalho promove um estudo mais profundo e detalhado envolvendo a maior idade penal bem como assuntos a ela relacionados, tais como criminologia e fenômeno delitivo, delito doloso, delito culposo, delinquência, relatos, investigação testemunhos e confissões de crianças e adolescentes.

NOÇÕES DE CRIMINOLOGIA

Esta é uma ciência onde se estuda o fenômeno e as causas da criminalidade, a conduta e personalidade do delinquente e o impacto sobre a sociedade. Quando nasceu, a criminologia tratava de explicar a origem da delinquência utilizando o método das ciências, o esquema causal e explicativo, ou seja, buscava a causa do efeito produzido.

A criminologia radical tem como conceitos fundamentais as relações de produção e as questões de poder econômico e politico, buscando sempre esclarecer a relação crime/formação econômico-social.

Já a criminologia da reação social se define como uma atividade intelectual que estuda os processos de criação das normas penais e das normas sociais que estão relacionados com o comportamento desviante.

A criminologia organizacional compreende os fenômenos de formação de leis, o da infração às mesmas e os da reação às violações das leis. Já a criminologia clínica está relacionada a casos particulares com o fim de estabelecer diagnósticos e prognósticos de tratamento, numa identificação entre a delinquência e a doença.

Criminologia moderna tem como objeto o crime, suas circunstâncias, seu autor, sua vítima e o controle social. Ela orienta a política criminal na prevenção especial e direta dos crimes socialmente relevantes, na intervenção relativa às suas manifestações e aos seus efeitos graves para determinados indivíduos e famílias. Deverá orientar também a Política social na prevenção geral e indireta das ações e omissões que, embora não previstas como crimes, merecem a reprovação máxima.

Mesmo existindo diversas tendências causais na criminologia, de qualquer forma, a ela transita pelas teorias que buscam analisar o crime, a criminalidade, o criminoso e a vítima. Estende-se através da sociologia, da psicopatologia, psicologia, religião, antropologia, política, enfim, a criminologia habita o universo da ação humana.

A criminologia e o comportamento humano estão interligados, trazendo consigo alguns aspectos. Dentre os mais frequentes desses distúrbios, podemos citar as neuroses, as psicoses, as personalidades psicopáticas e os transtornos da sexualidade ou parafilias. Para entender melhor tais distúrbios conceitua-se-rá cada um deles.

As neuroses são estados mentais da pessoa humana, que a conduzem à ansiedade, a distúrbios emocionais como: medo, raiva, rancor, sentimentos de culpa. Pode-se afirmar que as neuroses são afecções muito difundidas, sem base anatômica conhecida e que, apesar de intimamente ligadas à vida psíquica do paciente, não lhe alteram a personalidade como as psicoses, e consequentemente se acompanham de consciência penosa e frequentemente excessiva do estado mórbido.

As psicoses são conjuntos de doenças caracterizadas por distúrbios emocionais do indivíduo e sua relação com a realidade social, com o convívio em sociedade. São afecções mentais mais graves. Citamos, dentre outras, a paranoica, a maníaco-depressiva e a carcerária.

A personalidade psicopática é caracterizada por uma distorção do caráter do indivíduo. Os indivíduos acometidos por tal personalidade geralmente apresentam o seguinte quadro característico: são inteligentes, amorais, inconstantes, insinceros; faltam-lhes vergonha e remorso; são egocêntricos, inclinados às condutas mórbidas. Citamos como tipos, dentre outros: os explosivos ou epileptoides, os perversos ou amorais, os fanáticos e os mitomaníacos.

Também são distúrbios caracterizados por degeneração psíquica ou por fatores orgânicos glandulares a sexualidade anômala ou transtornos da sexualidade interessa à medicina legal. Citamos como exemplo o sadismo, o masoquismo, a pedofilia, o vampirismo e a necrofilia. O sadismo, também chamado algolagnia ativa, é transtorno sexual em que o indivíduo inflige sofrimentos físicos à parceira para obter o prazer sexual. Já o masoquismo é algolagnia passiva, isto é, o indivíduo só consegue sentir prazer sexual ao sofrer, ao ser humilhado. A pedofilia é parafilia caracterizada pela atração por parceiros sexuais crianças ou adolescentes. O vampirismo é a aberração venérea na qual a gratificação é alcançada com o degenerado sugando obsessivamente o sangue de seu parceiro sexual. E a necrofilia, por sua vez, trata-se de transtorno caracterizado por prática de relações sexuais com cadáver.

Com a investigação científica sobre os dados da personalidade relativos à inadaptação social e à emendabilidade do indivíduo, levanta-se o seu diagnóstico criminológico. Baseiam-se no exame médico-psicológico e social do delinquente. É realizado um Exame Criminológico que nada mais é que uma perícia que visa dar um diagnóstico e prognóstico criminológico. Tem como função o estudo da personalidade do criminoso, bem como a sua disposição para o crime, a sua periculosidade, a sua reação perante a pena e a possível correção.

O projeto de Código Penal Brasileiro prevê o exame criminológico para a fase anterior á sentença. Deveria ser praticado nas hipóteses de cessação de periculosidade, na fase preparatória do livramento condicional e na concessão da probation. É utilizado com mais frequência na fase da execução da pena, na elaboração de programa de tratamento do condenado. E usado no processo tutelar do menor infrator, antes da decisão do juiz, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com