TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes Públicos

Por:   •  5/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Agentes públicos

Introdução

Em toda e qualquer área onde algo precisa ser executado será sempre necessário a participação ou melhor a ação direta do ser humano. É impossível que algo aconteça mesmo que haja estrutura, poder, regulamentação, maquinários de qualquer espécie e tecnologia que não tenham o comando de um de nós. Na administração pública não seria diferente, ou seja, para que poder público preste seus serviços faz-se necessário a presença de gente, de pessoas. Por ser tratar de um ramo do direito público o direito administrativo brasileiro elaborou um regramento próprio para orientar e materializar o ato desses agentes públicos.

Conceito

É todo aquele que exerce cargo, emprego ou ainda função pública, seja por meio de mandato eletivo, nomeação ou designação; remunerados ou não, transitoriamente ou vinculado administração pública direta ou indireta, quer seja através de contrato temporário ou por qualquer outra forma de investidura ou vínculo. Podemos classificar como:

• Agente político

• Agente administrativo

• Agente honorifico

• Agentes delegados

• Agentes credenciários

Agentes políticos

São assim definidos os componentes que integram os primeiros escalões do governo, cabendo a estes funções direcionais, orientadoras e de estabelecer diretrizes ao poder público. Em síntese são aqueles que estão no topo da pirâmide constitucional e que, portanto, tem o poder de governar (escolher, decidir qual caminho a ser seguido).

Estão acima de todos os outros agentes,

São agentes políticos:

Na Esfera Federal

No poder executivo: Presidente da República e seus ministros.

Poder Legislativo: Senadores e Deputados federais.

Na Esfera Estadual

Poder Executivo: Governadores e seus secretários.

Poder Legislativo: Deputados estaduais.

Na Esfera Municipal

Pode Executivo: Prefeito e seus secretários.

Poder Legislativo: Vereadores.

Agentes Administrativos

Os agentes administrativos podem pertencer aos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) nos três níveis de poder (união, estados, municípios e distrito federal) seja na administração direta ou indireta. Exercem função pública em caráter permanente, com vínculo decorrido da relação funcional. São sujeitos a hierarquia da função bem como ao regime jurídico estabelecido pela entidade que compõe, podendo ser estatutários, celetistas ou temporários. Como regra são investidos através de concursos ou encargos comissionados. São a grande massa dos agentes públicos.

Não possuem autonomia para decidir como os agentes políticos.

Agentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com