TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização Matemática: O Cotidiano da Vida Escolar

Por:   •  9/3/2017  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: Alfabetização Matemática

Prof.ª:  Nilce M. Mendes

ALUNA: ____________________________

FICHAMENTO

  • Identificação Bibliográfica

DANYLUK, Ocsana Sônia. Alfabetização Matemática: O Cotidiano da vida escolar. Caxias do sul. Ed. EDUCS, 1991; em 2º edição.

  • Objeto

Os problemas das deficiências no ensino da matemática.

  • Objetivos

Avaliar a prática do ensino da leitura e da escrita da linguagem matemática no cotidiano do mundo escolar.

Analisar o fenômeno da alfabetização matemática sob a perspectiva da leitura.

Mostrar o que deve ser ensinado quanto a matemática ao se alfabetizar de uma criança.

  • Principais Conceitos

Para que haja compreensão da fala, é necessário não apenas a interpretação das palavras individuais, mas o significado completo em seu contexto. A escola, muitas vezes, tem falhado em transmitir para os alunos tais conceitos, e estes têm aprendido de forma mecânica e inconseqüente, podendo assim gerar desinteresse pela leitura.

É preciso que haja aplicação daquilo que se está lendo no cotidiano do aluno, para que haja também a devida compreensão: “compreender-se a si mesmo, compreender o mundo e comunicar-se com os outros”. (pág. 35).  O leitor deve compreender, interpretar e se posicionar diante daquilo que está lendo.

 No que diz respeito à matemática é preciso conhecer seus símbolos e significados. Tais símbolos trazem idéias referente a algo, mais não basta conhecer símbolos, idéias e significados, é preciso compreender.  A matemática deve ser ensinada e conseqüentemente aprendida como leitura e escrita, sem os tais, problemas matemáticos dificilmente serão resolvidos.

  • Principais conclusões

Em um segundo momento o livro nos apresenta uma pesquisa feita em uma determinada escola durante um semestre. Alunos e professoras foram avaliados com ajuda de um gravador, mas o que podemos observar é que os resultados não foram positivos:

 Na PRÉ-ESCOLA de acordo com a pesquisa foi notado que a professora se comportava de modo autoritário, sem diálogo e modo não significativo, sem que houvesse envolvimento com alunos durante as atividades.

“Na PRIMEIRA SÉRIE, percebi que as quatro professoras que assumiram a turma tinham um ponto em comum: o do não comprometimento com a explicitação, compreensão e interpretação das idéias matemáticas trabalhadas nessa série.” (pág. 83, grifo não existente no livro).

 Na SEGUNDA SÉRIE, os erros se repetem. Destacando o que foi dito pela autora tiveram aulas em que foram apresentados problemas, mas estes não foram nem interpretados e nem compreendidos.

  • Comentário pessoal

A obra em questão foi de grande valia e acrescentou de forma bastante significativa em meus conhecimentos, recomendo a todos os professores das séries inicias e também a todos os simpatizantes da disciplina, ou ainda aqueles que não são tão simpatizantes, mas que de alguma forma está ligado ao assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com