TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alternativas de Soluções de Conflitos

Por:   •  2/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

DISCIPLINA: Formas Alternativas de Soluções de Conflitos

TRABALHO INDIVIDUAL

Texto:

FORMAS ALTERNATIVAS DE SOLUÇÕES DE CONFLITOS

Fátima Nancy Andrdghi

Ministra do Superior Tribunal de Justiça

Salvador-BA

2015

  1. Quais os principais aspectos abordados pelo texto?

Os principais aspectos abordados pelo texto são os aspectos históricos, que evidenciam a chamada crise do processo, a qual foi verificada, após mais de vinte anos tendo o processo judicial como a única forma de resolução de controvérsias.  Dentre outros aspectos destacam-se também:

A criação dos Juizados de pequenas causas em 1984 como uma nova forma de acesso à justiça, a criação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e toda uma busca de que seja possível a garantia do acesso a justiça por meios alternos, para a substituição (sempre que possível) de soluções de controvérsias levadas a jurisdição do Estado, por formas alternativa de soluções de conflitos, que visa desafogar o poder judiciário e possibilitar resoluções de conflitos de formas mais céleres.

Assim, tendo como avanço dessa possibilidade, a arbitragem, a mediação e a conciliação, além dos balcões de justiça e das Comissões de Conciliação Prévia.

  1. Quais as considerações críticas que você pode fazer sobre o texto e o que você mais gostou no texto?

O Texto é bastante informativo quanto aos reais contextos históricos que evidenciaram a crise do processo, bem como a criação da Lei de Arbitragem, dos balcões de justiça, da mediação e de diversos avanços ao longo do tempo que foram surgindo como forma de soluções para o problema identificado.

A parte mais marcante do texto é a informação quanto a experiência Uruguaia, da instalação de um balcão de atendimento ao cidadão em cada hospital público com o plantão de um funcionário da Justiça, um mediador e a vista diária de um juiz, fruto de um Convênio Interinstitucional entre o Poder Judiciário e o Ministério da Saúde.

  1. Como você articula o conteúdo do texto com a sua futura experiência profissional como advogado?

As informações trazidas pela autora são voltadas principalmente ao benefício da população que busca o judiciário para resolver conflitos que, vias de regra, não são passíveis de solução sem a intervenção de um terceiro. Essas informações são de grande valia para o advogado que busca a forma menos exaustiva para seu cliente, e que visa trabalhar com profissionalismo e honestidade a favor da justiça, não vendo a profissão apenas como uma forma de ganhar dinheiro.

O posicionamento da autora ao colocar uma mensagem de reflexão ao final do texto, denota, além do profissionalismo, sensibilidade e clareza, onde o propósito é a humanização da justiça, a qual deve ser buscada por todo profissional /operador do Direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com