TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anotações de criminologia

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

Anotações do curso de Criminologia

Conteúdo: BEM-VINDO (A)!

 

Não há anotações neste módulo

 

Conteúdo: A CRIMINOLOGIA E A EXPRESSÃO SOCIOLÓGICA DA CRIMINOLOGIA

 

Página  0 do módulo 2

"O homem é um produto do meio social em que vive, uma roda na engrenagem da convivência, incapaz, por tal motivo, de livre arbítrio, aginda como autônomo, não possuindo vontade própria e com independência somente aparente" Enrico Ferri (1856 - 1929), penalista e político italiano.

Página  5 do módulo 2

o movimento criminológico do direito penal teve início com CESAR LOMBROSO. A criminologia auxilia o direito penal, pois, enquanto a primeira estudo o prisma sociológico do crime, o direito penal, também com este auxílio, cria o aspecto normativo do crime, reprimindo-o. A criminologia CRÍTICA não estuda somendo o delito e seus fenômenos, mas também os órgãos de controle social, num estudo global da ocorrência de crimes.

 

Conteúdo: CRIME E SISTEMAS DE COMPORTAMENTO CRIMINOSO

 

Página  3 do módulo 2

Classificação dos criminosos segnudo Enrico Ferri: Criminoso LOUCO, é aquele que não tem alguma responsabilidade social, considerado pelos positivistas, atualmente chamados de doentes mentais. Criminosos NATO, é aquele que tem o crime em seu instinto, não tem nenhuma moralidade, perdeu completamente o senso moral, tendo forte inclinação ao delito. Criminosos HABITUAL: é aquele que faz do crime uma profissão, vive cumprindo pena, sai da prisão, delinquete e volta para ela. Criminoso PASSIONAL, é aquele tão sensível que é capaz de cometer um crime, a partir desta sua sensibilidade. Geralmente confessam, são suicidas ou tentam ser. Criminoso OCASIONAL ou ACIDENTAL é aquele que comete o delito por uma circunstância ocasional, é um indivíduo de fraca personalidade ou débil caráter e temperamento, facilmente sendo conduzindo ao crime, impedido apenas por sugestões transitórias do ambiente.

Página  4 do módulo 2

Estudo criminológico: Deve analisar de forma gradativa de que maneira o delinquente chega à ação criminosa, isto é, buscar os motivos que o levaram a agir de maneira delituosa, considerando todos os fatores individuais e sociais que o influencia.

 

Conteúdo: VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE

 

Não há anotações neste módulo

 

Conteúdo: VITIMOLOGIA E PENOLOGIA

 

Página  0 do módulo 2

A VITIMOLOGIA estuda a vítima em diversos aspectos, inclusive, em sua atuação ou colaboração para o crime. Exemplo: a ganância do indivíduo em ganhar dinheiro possibilita o mesmo de embarcar em um projeto arriscado, suspeito, que será alvo de estelionato. Neste exemplo, ela perde um pouco de seu perfil passivo, tornando-se parte colaboradora do ato criminoso. INTERESSANTE!

Página  2 do módulo 2

Classificação das vítimas segundo BENJAMIN MENDELSOHN: VÍTIMA COMPLETAMENTE INOCENTE OU IDEAL: é aquela que não tem relação com o criminoso, são estranhos em comum, e que não provoca e nem colabora para realização do crime. VÍTIMA DE CULPABILIDADE MENOR OU POR IGNORÂNCIA: é a vítima que tem parcela de culpa (inclusive por ignorância) na prática do crime. VÍTIMA VOLUNTÁRIA OU TÃO CULPADO QUANTO O INFRATOR: concorre para o crime, tão quanto o criminoso, confundindo-se os papéis. VÍTIMA MAIS CULPADA QUE O INFRATOR: é a vítima que provoca o acidente, por exemplo, por imprudência, em um acidente de trânsito. VÍTIMA UNICAMENTE CULPADA: infratora, é a vítima que provocou o delito mas por alguma ocasião acabou tornando-se vítima do mesmo.

Página  5 do módulo 3

Beccaria: inaugura o período ético humanista, com o etsabelecimento do princípio da proporcionalidade das penas e dos delitos, da igualdade perante a lei, da não retroatividade da lei penal e da responsabilidade como fundamento do direito de punir.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com