TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise textual

Por:   •  11/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Prezada professora (a), boa noite.

Referente às aulas 06, 07 e 08 estudadas pude observar que contos e crônicas são bem parecidos um com o outro, porém existem algumas diferenças entre si ; como por exemplo, quando falamos da  crônica observamos que se trata de uma narrativa que descreve ocorridos no nosso cotidiano, no qual o conto também é uma narrativa, porém encontra-se em apenas um acontecimento.

Mostrou também sobre os tipos de variedades textuais e seus tipos de gêneros textuais, falou sobre os tipos de comunicações por meio de publicidade, no qual existem de diversas maneiras a serem publicadas como, por exemplo, revistas, jornais, internet, televisão, outdoor e etc. A propaganda, por exemplo, tem por seu objetivo atrair a atenção dos telespectadores em influenciar na atenção de quem estar vendo.

Aprendi sobre as estruturas de um paragrafo, pois para um texto estar bem organizado é necessário que o leitor entenda as ideias principais do texto. Os parágrafos longos servem para manter a continuidade de um bom raciocínio, onde os parágrafos mais curtos servem para textos pequenos como, por exemplo, para dar uma noticia de jornal. Como um todo abrange sobre resumos que vem cada vez mais sendo utilizados, ou seja, hoje se pode dizer que é um dos tipos de textos bem utilizados, mas temos que ter uma atenção, antes de se produzir um bom resumo é necessário fazer uma analise bem feita.

Já na 8° aula falou sobre os tipos de raciocínios argumentativos, pois a indução é um principio lógico no qual se deve partir das partes para um todo. E no raciocínio argumentativo dedutivo é onde podemos expressar o nosso ponto de vista por dedução.

Falou também sobre alguns tipos de argumentações, no qual podemos citar:

Argumentação de autoridade: esse tipo de argumentação se trata de argumentos por fonte confiável;

Argumentação por causa e consequência: esse tipo informa que para comprovar um teste será necessário buscar as relações de causa;

Argumento de exemplificação: Consiste num relato de pequenos fatos onde envolve explicação;

Argumentação de provas concretas e senso comum: esse busca evidenciar com provas concretas;

E em relação aos tópicos frasais, podemos dizer que é a ideia central de um paragrafo, aonde este geralmente vem no inicio da frase que pode apresentar de diversas formas:

Declaração inicial: onde o autor do texto faz uma declaração forte, capaz de surpreender o leitor, afirmando ou negando algo de inicio, em seguida, justifica e comprova a afirmação com os seus argumentos, sejam estes comparações, exemplos, testemunhos de autores, dentre outros. Exemplo: “É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda.”

Definição: Uma forma simples e muito usada, a definição possui característica didática. Exemplo: “O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e não crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão, também, as formas da ação humana.”

Contraste: Apresentação de elementos que formam uma oposição. Ex: “De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo, de outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de videocassete. É este o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com