TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Prática Teórica

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicação Prática Teórica

 

Caso Concreto 1

Da leitura do material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03-39, responda:

  1. É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.

 Sim. Segundo Flávio Tartuce, o Direito Contratual ou Obrigacional é o cerne principal entre os direitos pessoais patrimoniais e direitos reais. O mestre Fernando Noronha afirma que as normas do Direito das Obrigações são, sem sombra de dúvidas, as mais utilizadas tanto em frequência quanto em quantidade.

  1. Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios.

Sim. Os princípios da eticidade e da socialidade, que se relacionam com a concepção social da obrigação e com a conduta leal dos sujeitos obrigacionais não podem ser afastados do conceito do Direito Obrigacional. O conceito de eticidade baseia-se na ética e boa-fé em seus atos na vida em sociedade como um modo de sustentar a consistência dos negócios jurídicos. Já o conceito de socialidade defende que é necessário que os valores coletivos se sobreponham aos valores individuais.

  1. Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação.

Sim. A Obrigação, juridicamente é um vínculo transitório onde uma das partes fica sujeita à outra para que haja concretização da relação. Ex.: Obrigação de Fazer. 
O Dever se diferencia da Obrigação por não necessitar que uma das partes se sujeite a outra, mas a não prestação da acarretará sanção.

Ex.: Obrigação de Fazer o pagamento, caso não seja efetuado nos termos do contrato, haverá multa. 
A Responsabilidade existe se na Obrigação o devedor não cumpre o acordado.
Ex.: Fiador (Responsabilidade sem Obrigação).
O Ônus baseia-se em uma conduta para conseguir ou manter algo para si próprio e não para interesses alheios, diferenciando-se assim do Dever.

Ex.: Encargos.
Estado de Sujeição se fundamenta basicamente na obediência. O sujeito passivo se submete a vontade do ativo sem que haja conduta que gere o resultado.

Ex.: Direito do locador de despejar o locatário. 

 

Caso Concreto 2

Identifique as fontes das seguintes obrigações:

  1. Obrigação alimentar decorrente de parentesco. Lei.
  2. Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada. Ato Ilícito.
  3. Pagar uma recompensa.  Atos Unilaterais.
  4. Pagar o café comprado na cantina durante o intervalo. Contrato.
  5. Pagar uma  nota promissória. Contrato. 

 

Questão Objetiva

Assinale a alternativa correta:

a)     A obrigação se refere a um dever de realizar uma prestação, portanto, é dever jurídico derivado, decorrente, por exemplo, de um contrato de compra e venda.

b)     A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação, tratando-se, portanto, de dever jurídico originário, como é o caso do dever de indenizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (345.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com