TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo filme - uma historia de casamento

Por:   •  15/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

Ismael Habermann Papesso                                         RA 8028245

Trabalho: Dissertação sobre o filme – Uma história de Casamento

O filme conta a história de um casal que está em processo de separação pleiteando na justiça quais seus direitos e como irá ficar a guarda de seu filho, Henry.

        No inicio do filme ambos decorrem em palavras quais as qualidades e defeitos do companheiro demonstrando que mesmo com a decisão de findar o relacionamento ainda nutrem sentimentos afetivos dando a entender que ainda não estão convictos da separação ou que a mesma possa ocorrer de forma amigável e satisfatória a ambas as partes. Mas logo na primeira seção de conciliação a esposa, Nicole, em um surto de nervosismo e que revela que não esta pretende ler o texto feito ao marido pelo conciliador e ao meu ver não conseguiu exercer de forma plena sua função dando margem aos conflitantes de buscarem  outros meios de resolução, ao qual seria a forma mais correto pois embora a decisão tenha sido tomada de forma conjunta ainda teria o fator da criança que em um processo de rescisão matrimonial é quem sofre as consequências mais drásticas pois é natural ela ficar confusa e ser a linha tênue que divide esta dividindo duas pessoas prestes a mudarem de vida e consequentemente impactarem diretamente no seu cotidiano.

        Após a infrutífera tentativa de concitação a esposa decide entrar com o pedido de separação por meios judicias mesmo ainda não tendo certeza de que isso seria a melhor forma de conduzir o desfecho, a partir as coisas mudam, pois, a advogada começa a instruir sua cliente a tomar atitudes que irão favorece-la no processo e por conseguinte o marido, Charlie, também começa a procurar um advogado que para defendê-lo e instrui-lo melhor. Neste processo de aquisição de advogado Charlie, ainda relutante com ideia, começa a sentir um afastamento de seu filho o qual começa a se acostumar com a nova cidade onde está morando e percebendo que sua então ainda mulher está articulando medidas para favorece-la na guarda. No primeiro encontro do casal acompanhado de seus respectivos advogados temos um entrave um dialogo acalorado onde cada advogado tende a buscar a vitória de seu cliente, mais ainda de forma coesa e respeitando as partes do processo, mas sempre buscando uma resolução favorável para seu lado.

        Findada esta reunião onde um acordo não foi aceito por nenhuma das partes o filme transcorre com o casal discutindo, mas ao mesmo tempo indecisos sobre se o que estão fazendo realmente está sendo a melhor coisa não só pra eles como também para o filho, mas ainda sem nenhuma resolução definitiva. Já em uma audiência concreta a advogada de Nicole percebe que Charlie contratou um advogado mais experiente em direito de família deixando a preocupada sobre a vitória, nesta parte do filme vemos que ambos advogados estão mais interessados em manter sua reputação de vencedores do que buscarem qual realmente são as necessidades e desejos de seus clientes, até mesmo partindo pra algumas “jogadas sujas” onde tentam desestabilizar o adversário para lograrem êxito na audiência.

        Por fim ao final do filme vemos que ambos tiveram que abrir não de algumas pedidas para poderem terem ambos terem a guarda compartilhada e entenderão que estavam brigando entre eles e esquecendo do que seria melhor para filho. E nos momentos finais vemos a cena do filho lendo a carta que Nicole deixou de ler na primeira audiência de conciliação a qual Charlie escuta e se emociona enquanto Nicole parada a porta, sem os dois verem, escuta e também muito emocionada. Esta cena mostra a importância da conciliação antes de levar uma decisão de separação para as vias finais, o quanto ela pode ser benéfica para ambas as partes evitando constrangimentos, desperdício de dinheiro (Nicole hipoteca a casa da mãe, enquanto Charlie gastou boa parte de seu prêmio) e principalmente tempo, sendo ainda que no mesmo processo de conciliação as coisas podem ser revertidas e manter ainda relação matrimonial, mas o primordial seria manter a harmônio e boa convivência entre o casal preservando assim o filho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com