TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cadeias Produtivas

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

O que é CADEIA PRODUTIVA?

De forma geral podemos dizer que significa o conjunto de etapas que um determinado produto final sofreu no decorrer de sua preparação. Podemos colocar dentro desse determinado produto as transformações dos seus insumos que fazem parte da cadeia produtiva.

Ai vem a próxima pergunta o que são insumos?

Significa um bem ou serviço utilizado na produção de um outro bem ou serviço. No seu conceito mais amplo insumo é a combinação de fatores de produção, diretos (matérias-primas) e indiretos (mão-de-obra, energia, tributos), que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços.

Pra quem não sabe matéria prima é:

Um produto natural ou semimanufaturado que deve ser submetido a um processo produtivo até tornar-se um produto acabado. As matérias-primas podem ser de origem animal, vegetal ou mineral. Em processos químicos, as matérias-primas são classificadas em sólidos, líquidos, suspensões e gases.

Assim sendo a cadeia produtiva varia em estágios desde a extração da matéria prima, preparação, manuseio, transformação, distribuição, etc, pois vai depender de cada produto final. Esses estágios podem ser classificados como setores ou cadeia produtiva setorial: os setores de fornecimento de serviços e insumos, máquinas e equipamentos, bem como os setores de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização (atacado e varejo), serviços de apoio (assistência técnica, crédito, etc.).

Também existe a Cadeia produtiva empresarial onde cada etapa representa uma empresa (ou um conjunto de poucas empresas, que participam de um acordo de produção).

A CADEIA PRODUTIVA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

Para entender melhor esse setor vamos fazer uma breve introdução.

Produção rural compreende nas produções animais e vegetais:

Animais: estão as criações exemplo: gado, ovelhas, galinhas, etc.

Vegetais subdividem em três segmentos: extrativismo, silvicultura e agricultura.

De uma forma geral, pode-se dizer que a produção agrícola é composta pelas etapas: aquisição de insumos e sementes, plantio, cultivo, colheita, transporte, armazenamento, beneficiamento e comercialização. O resultado de tudo isso são os bens gerados e, dentre eles, destacam-se os indispensáveis alimentos, a madeira, as fibras têxteis, o couro, o papel, o fumo, os combustíveis e outros.

Cadeia Produtiva, de forma simplificada, pode ser definida como um conjunto de elementos (empresas ou sistemas) que interagem em um processo produtivo para oferta de produtos ou serviços ao mercado consumidor. (SILVA, 2005) [1].

Dentro dessas explicações sobre cadeia produtiva agrícolas existe a seguinte definição:

Uma cadeia produtiva agrícola começa na prancheta de um pesquisador cientifico criando novas tecnologias, e termina na gôndola de um supermercado. E se divide, conforme a clássica visão de Ray Goldberg e sua equipe de Harvard, em 3 capítulos: o que vem antes da porteira das fazendas, o que se passa dentro das fazendas e o depois da porteira.

O primeiro – antes da porteira – se caracteriza pelos insumos e serviços indispensáveis à produção rural: a própria pesquisa científica, a extensão rural, os fertilizantes, defensivos, os corretivos, as sementes, as máquinas e equipamentos, o crédito, o seguro rural...

O segundo – é o que se passa dentro da fazendas, a preparação do solo (adubagem, controle da acidez do solo e a rotação de culturas); os gastos com mão de obra; tecnologias para cultivo ,colheita e etc.

O terceiro – depois da porteira – contem o transporte da produção, sua armazenagem, a industrialização, embalagem, distribuição e comércio interno ou externo. E ambos dependem intensamente do segundo, que conta com o plantio, os tratos culturais e a colheita, tudo sob gestão vigorosa de recursos gerenciais e humanos, da área comercial, da área ambiental, fiscal, tributária, trabalhista, técnica, mecânica e um sem número de ações que fazem da atividade rural de hoje uma verdadeira indústria a céu aberto [2].

CADEIA PRODUTIVA E A SUSTENTABILIDADE

Ficou muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com