TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Dissertativa Acões Afirmativas

Por:   •  17/5/2020  •  Dissertação  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 3

O multiculturalismo pressupõe a validade do princípio da igualdade. Esse princípio considera que todos os homens são considerados iguais, em todas as esferas da vida, independente de sua raça, cor, sexo ou cultura. O multiculturalismo utiliza-se do princípio da igualdade, pois fundamenta-se na ideia da presença de várias culturas em um mesmo território, sem a prevalência de uma, com reconhecimento e respeito a todas as culturas. Em um país formado por diversas culturas e etnias que ainda são geradores de desigualdades, as políticas de ações afirmativas são instrumentos de afirmação

da diferença para a produção da igualdade.

         Considerando esse fator, faça uma reflexão a respeito da importância das  políticas de ações afirmativas para a valorização do multiculturalismo no Brasil.

"Ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas pelo Estado e/ou pela iniciativa privada, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, por motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros". (Ministério da Justiça, 1996, GTI População Negra).

A história é muito precisa quando nos seus muitos relatos descreve a realidade dos fatos ocorridos no passado em que no início houve o domínio do homem branco sobre o negro, que o colonizou, escravizou, e que usurpou seus direitos de todas as formas possíveis e imagináveis. O tempo passa as civilizações aumentam, muda-se seus formatos e as rejeições continuam mudando apenas os personagens. Ainda hoje passados alguns séculos do primeiro evento, qual seja, a escravatura, tema esse, principal em qualquer e toda reunião  em que se debata políticas humanitárias, econômicas, sociais,  até mesmo de gênero.

O fato é que a humanidade não quer, não pode, ou não faz questão de se desvencilhar do passado em determinados momentos. Precisamos observar o passado historicamente como exemplo sim, criar links com o futuro sim, porém não axacerbadamente trazendo à tona tudo e só o que de pior aconteceu na história ficando por vezes batendo na mesma tecla, tocando nas mesmas feridas trazendo tudo para nosso dia a dia através de manifestações desnecessárias, criando políticas infelizes pra dizer que determinado grupo necessita receber um privilégio por ser pertencente a determinada classe.  

O multiculturalismo, deve ser ensinado nas escolas de forma ampla ou seja. deve ser  explorado dos alunos não só as questões cognitivas mas as questões culturais de cada um, experiências, e entender verdadeiramente que ninguém chega no ambiente escolar sem nada de conhecimento  e que devemos aceitar desde já o outro como parte desse processo do conhecimento, do saber.

Por outro lado de nada adianta ensinar esse processo lindo e maravilhoso e em seguida sairmos em defesa de determinada causa seja ela, de classe social, gênero, raça, etc... Infelizmente estamos cercados por pessoas insanas, que só querem tirar proveito seja próprio ou para outrem, pois quando um negro se levanta se dizendo ser vítima do sistema, procurando ser beneficiado pela cota “ A” ou “B”,  quando um gay levantar uma bandeira buscando uma melhoria estará simplesmente criando uma divisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com