TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de aprofundamento

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

Estudos Sociais e Ambientais

Professora/Tutora: Nivalda

Atividade de Aprofundamento (AP) – Unidade II

Aluno: Ricardo O. Costa

1) Caderno

Surgiu na antiguidade, através dos egípcios, dos gregos e também dos romanos, pois todos estes, faziam suas anotações ou registros em um papel rústico, feito de uma planta conhecida no Egito, chamada de papiro. Este papel era bem frágil, mas por volta do ano 400 a.C., surgiu o códex, o qual possuía um formato parecido com o dos livros atuais, fabricado a partir do pergaminho com o couro de animais, devidamente lavado e esticado. Após secar, era dobrado duas vezes formando, assim, 4 páginas, tendo suas folhas costuradas por meio de nervos dos animais e tiras de couro. Era denominado de “quatemi” pelos romanos, termo este que deu origem ao nome caderno.

As suas folhas são feitas da celulose, que é a fibra de plantas, sendo feitas, então, a partir do corte de árvores. Hoje existem florestas de eucaliptos especialmente plantadas para a produção de papel.

Assim que ela é cortada, seu tronco é triturado em vários pedaços e apenas o recheio dela se findará em papel.
A madeira passa por uma série de procedimentos os quais deixa ela mais mole, e daí se retira a lignina, substância que torna o papel mais escuro, e separa também as suas fibras. Em fábricas que o papel toma sua forma e cor, ficando branco e achatado, podendo, a partir de então, se transformar em papel de caderno ou livros. E hoje, cada árvore de eucalipto fabrica, mais ou menos, 23 resmas de papel A4, podendo-se produzir, ainda, com apenas 01 árvore, aproximadamente 128 cadernos escolares (com 90 folhas).

2) A globalização ocorre em escala global, sendo um fenômeno social o qual surgiu para atender ao capitalismo, em especial, aos países desenvolvidos, na busca por novos mercados, consistindo também em uma integração em caráter social, cultural, político e econômico entre países diferentes.

Como um aspecto positivo, pode-se mencionar a tecnologia e a expansão da comunicação, pois estas promoveram uma maior interação entre as pessoas do mundo perante o Brasil, com uma miscigenação de culturas e experiências, bem como inovações nos meios de transmissão de notícias e informações. Aumenta-se assim o interesse pela economia, cultura e política de outros países, entre brasileiros e estrangeiros.

Como um aspecto negativo tem a contaminação de vários países caso ocorra uma crise econômica em um bloco econômico de grande importância ou algum país, como foi o caso de 2008, nos EUA, o qual se espalhou por todo o mundo, gerando desempregos, quedas bruscas na bolsa de valores, falências de empresas e muita desconfiança. E não foi diferente no Brasil, visto que trouxe um aumento nos índices de desemprego e uma instabilidade em relação a possíveis investimentos e aplicações financeiras.

Portanto deve se ater para essa evolução e para as inovações que a globalização pode proporcionar, tendo em vista que sempre haverá o lado positivo e o negativo neste processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com