TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade estruturada civil 6

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 2

Direito Civil VI - Sucessões

Atividade estruturada: Sucessão e Inseminação Post Mortem

Alunas: Leila Yasmim e Erika Carvalho

  1. Reprodução humana assistida, é o conjunto de técnicas que auxiliam o processo de reprodução. Podem ser divididas em técnicas de baixa complexidade e de alta complexidade.

Entre os principais procedimentos temos:

  1. Inseminação artificial – técnica na qual os espermatozoides, ou sêmem, são capacitados em meio de cultura e introduzidos por meio de sonda no trato genital feminino.
  2. Fertilização in vitro – técnica que a fertilização do óvulo pelo espermatozoide ocorre em laboratório.
  3. Transferência Intratubária de gametas – Técnica que os espermatozoides processados e óvulos são transferidos diretamente para as trompas.

  1. Resolução CFM 1931/2009

Resolução CRFM 1358/92

Lei de Biossegurança L. 11105 de 2005

Resolução 196/96 do CNS

  1. Conforme art.1597,III CC, presume-se concebido na constância do casamento filho oriundo de inseminação homóloga, mesmo que falecido o marido.                                   A  Constituição de 88, veda expressamente qualquer tipo de discriminação entre filhos no art. 227, § 6º. Por isso não há o que se discutir com relação a filiação.
  2. Fundamentou-se nos princípios da Dignidade Humana, do planejamento familiar livre, e também na isonomia. Concordo com o juiz, pois o projeto de ser pai iniciou-se assim que ele descobriu a doença, e deve prevalecer a sua vontade.
  3. Sim, Luiz Roberta é herdeira, a criança gerada através de reprodução assistida homóloga tem direito a presunção de filiação, como se fosse concebida na constância do casamento. O direito a herança é o mesmo para todos os filhos. Não se podendo distinguir ou discriminar filho concebido post mortem, pois é uma proteção constitucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com