TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE INTERDITO PROIBITÓRIO C/C PEDIDO DE MANDADO LIMINAR E PEDIDO DE MANUTENÇÃO E REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 6

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ...

JOÃO DA SILVA, nacionalidade, estado civil, fazendeiro, RG nº... e CPF nº..., endereço eletrônico, residente e domiciliado na Rua..., vem, por suas advogadas infrafirmadas, com procuração em anexo e endereço profissional na Rua..., onde serão, doravante encaminhadas as intimações do feito, propor AÇÃO DE INTERDITO PROIBITÓRIO C/C PEDIDO DE MANDADO LIMINAR E PEDIDO DE MANUTENÇÃO E REINTEGRAÇÃO DE POSSE em face do Movimento Sem-Terra (MST), CNPJ nº..., endereço eletrônico, com sede na Rua..., conforme a dicção dos artigos 567 e 568 do Código de Processo Civil de 2015, pelos fatos e fundamentos a seguir.

DOS FATOS

O autor é proprietário de uma fazenda produtiva com georreferenciamento, registro no cartório de imóveis, no município de Ulianópolis, e o no INCRA, com devido pagamento do imposto sobre a propriedade rural (IPR). A referida propriedade possui 8.0000 hequitares, em respectiva reserva legal, conforme a legislação ambiental exige.

Ocorre que o movimento de trabalhadores sem terra (MST) montou acampamento à 200 metros do local em ameaça a invasão da área de propriedade do autor que poderá acontecer a qualquer momento.

Sendo assim, o autor resolveu ingressar com esta ação visando evitar a turbação possessória de sua propriedade, manter a posse na hipótese de no curso desta ação haver parcial invasão e/ou a reintegração da posse na hipótese de invasão total, pelos fundamentos a seguir expostos.

DO DIREITO

A Constituição Federal de 1988 dispõe no caput de seu artigo 5º os direitos basilares de qualquer pessoa, senão vejamos:

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes. (grifo nosso)

Sob essa análise denota-se que o autor está sob ameaça de lesão a direitos fundamentais consagrados, que, ressalte-se, não seja apenas o da propriedade, que também dá ensejo a posse.

Além do mais a ameaça iminente de invasão nos aponta ao risco à integridade física do autor.

Nesse sentido, o interdito proibitório como um dos meios de proteção da posse, tem lugar quando está evidenciado o elemento ameaça através do justo receito de que a posse venha a ser molestada pela turbação ou esbulho.

Cumpre ainda asseverar que o interdito proibitório é tutela, de nítida natureza inibitória, que objetiva evitar a concretização da ameaça de turbação ou esbulho na posse. Vejamos o que estabelece o Código Civil de 2002:

Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado. (grifo nosso)

É importante ressaltar que não há motivos que justifiquem a invasão da propriedade em questão, pois se trata de uma fazenda que cumpre a função social, respeitando o meio ambiente, bem como adimplindo, corretamente, os tributos.

Observa-se que além dos requisitos do art. 567 e 568 do CPC/15, o interdito proibitório reúne requisitos específicos para o seu ajuizamento, aplicando-se, subsidiariamente, o procedimento para manutenção e a reintegração de posse (art. 560 e seguintes). Senão vejamos os artigos na íntegra:

Art. 567. O possuidor direto ou indireto que tenha justo receio de ser molestado na posse poderá requerer ao juiz que o segure da turbação ou esbulho iminente, mediante mandado proibitório em que se comine ao réu determinada pena pecuniária caso transgrida o preceito.

Art. 568. Aplica-se ao interdito proibitório o disposto na seção II deste capítulo.

Os pressupostos para a concessão do mandado proibitivo são os mesmos aplicáveis em caso de turbação e esbulho, conforme consta no art. 561 do CPC/15.

Art. 561. Incumbe ao autor provar:

I - a sua posse;

II - a turbação ou o esbulho praticado pelo réu;

III - a data da turbação ou do esbulho;

IV - a continuação da posse, embora turbada, na ação de manutenção, ou a perda da posse, na ação de reintegração.

No caso em questão todos os requisitos estão presentes e concorrem, vejamos:

1. Demonstrada está a posse plena, produtiva e atual, pois o autor é proprietário de uma fazenda produtiva com georreferenciamento, registro no cartório de imóveis, no município de Ulianópolis, e o no INCRA, com devido pagamento do imposto sobre a propriedade rural (IPR). A referida propriedade possui 8.0000 hequitares, em respectiva reserva legal, conforme a legislação ambiental exige.

2. A ameaça é iminente e concreta, visto que o movimento de trabalhadores sem terra (MST) montou acampamento à 200 metros do local em ameaça a invasão da área de propriedade do autor que poderá acontecer a qualquer momento.

3. O receio é justo, baseados em fatos concretos e não representa simples termos subjetivos. Está o autor amparado pela proteção possessória, assegurada no ordenado jurídico.

Cumpre, ainda, ressaltar, conforme o art. 567 do CPC, que a não observância da decisão judicial cominará na possibilidade de aplicação de multa a título de coerção da prática.

DO MANDADO LIMINAR

Diante da comprovação da plausibilidade do direito do autor devidamente atestada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com