TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOÉTICA E TRANSGÊNICOS “CIÊNCIA DA SOBREVIVÊNCIA HUMANA”

Por:   •  3/10/2015  •  Exam  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

BIOETICA E TRANSGENICOS

“CIÊNCIA DA SOBREVIVÊNCIA HUMANA”.

Van Potter

CONCEITO

  • Produtos transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs) são todos aqueles que recebem, in vitro, um ou mais genes. Assim, a transgênese é uma técnica de melhoramento genético pela qual são inseridos um ou mais genes exógenos em um organismo.

PONTOS FAVORAVEIS

  • A fome é um dos mais graves problemas mundiais e para solucioná-la, surgem os alimentos transgênicos como uma grande promessa para o aumento da produção agrícola sem a devastação da natureza e com a otimização dos recursos humanos e tecnológicos.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES ACERCA DOS TRANSGENICOS SOB O PRISMA DA BIOÉTICA

  • A bioética surge numa perspectiva de promover de defender a dignidade humana e a qualidade de vida.
  • Entre os grandes problemas práticos da bioética está a dificuldade em trabalhar a relação entra a certeza do que é benéfico e dúvida sobre os limites do que se deve ser controlado e como ser controlado.
  • A dúvida da mutabilidade da sociedade e do mundo é uma certeza, a incerteza surge em onde estabelecer o limite o como estabelecer os avanços da ciência sem que se agrida e ética e o bom senso.
  • Os interesses, a utilização e as consequências das ações da ciência devem ser moralmente éticos.
  • A grande questão se trata em como sentir seguro na utilização desses tipos de produtos, pois quem os produz são grandes empresas internacionais que pautam suas ações no lucro.
  •  O grande nó relacionado a questão dos transgênicos não está na utilização em si da nova tecnologia, mas no controle contextualizado, caso a caso, de cada uma das novidades. E este controle deve se dar em patamares diferentes do cientifico e do técnico, o controle deve ser ético. A ética sobrevive sem a ciência e a técnica, contudo a sua existência não depende delas.

QUESTIONAMENTOS:

  1. O medo do novo é um entrave para as novas tecnologias?
  2. Estigma de uma grande multinacional ter trazido os primeiros grãos de transgênicos para o Brasil é o que dificulta a aceitação desse tipo de alimento?
  3. O processo de aprovação dos alimentos transgênicos no Brasil é uma fachada?
  4. Se em países como os EUA existem relatórios que comprovam que os alimentos transgênicos não aumentam a produção o que leva então a agricultores e fazendeiros adotarem esse tipo de alimento?

PONTOS A SEREM ANALISADOS APÓS ESTUDOS ACERCA DO TEMA

        

  1. Os transgênicos são mais resistentes a herbicidas, por exemplo, isto é, venenos que acabam com as pragas nas plantações, o que portanto permite ao agricultor que possa pulverizar mais a plantação sem que a mate, e isso significa que o solo e o alimento que consumimos estão mais tóxicos.
  2. A garantia a um meio ambiente equilibrado faz parte do rol de direitos inseridos no quesito Direitos Fundamentais, são chamados de direitos de 3ª Dimensão. O uso de alimentos transgênicos de forma desordenada e sem um devido estudo e cuidado acerca dessa engenharia genética estaria nos levando a uma possível extinção da natureza do planeta terra? O que por consequência nos levaria a extinção da raça humana. Portanto, de que maneira o uso de transgênicos afetaria a segurança jurídica lastreada na nossa carta Magna?
  3. A decisão de se produzir alimentos transgênicos no Brasil foi meramente politica e se absteve de obter dados mais seguros, bem como pesquisas em torno da produção desse tipo de alimento. A Monsanto é acusada, por exemplo, de fazer “doações” milionárias para que se introduzisse a plantação de alimentos geneticamente modificados aqui no país. De que forma isso afeta nossa segurança jurídica?
  4. O fim da rotulação nas embalagens que possuem produtos transgênicos é uma manobra das grandes empresas de biotecnologia para engodar o consumidor. E mais, se trata de uma clara violação ao CDC.  Se grandes potências como China, Rússia, Australia e outras são adeptas a rotulação. A conclusão que chegamos é que a segurança jurídica é sempre violada quando se trata de interesses bilionários em jogo.
  5. O sociólogo Rubem Siqueira, membro da Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), disse que existe uma estratégia do poder econômico global. "Existem cerca de seis ou oito conglomerados da indústria de tecnologia de alimentos, que pretendem controlar a cadeia produtiva mundial. Essas empresas, que detêm essa tecnologia, querem fazer um grande oligopólio de alimentos no mundo, e bancam os deputados que estão propondo e votando esses projetos”.

REFERÊNCIAS

  • Problemas atuais de Bioética. Leocir Pessini,Christian de Paul de Barchifontaine. 8 ed. 2007. São Paulo. Editora Loyla

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com