TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIA, LEGITIMIDADE, AÇÃO COLETIVA PASSIVA, CONEXÃO e LITISPENDÊNCIA

Por:   •  8/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 11

COMPETÊNCIA, LEGITIMIDADE, AÇÃO COLETIVA PASSIVA, CONEXÃO e LITISPENDÊNCIA

1 – COMPETÊNCIA

A jurisdição é o poder do Estado. Todo juiz exerce jurisdição, sendo esta parcela da competência.

Fundamentos (para as regras de competência):

(1) Interesse Particular de uma das partes – comodidade.

(2) Interesse Púbico/ competência absoluta*– melhor adequação, otimização da atividade jurisdicional.

Fontes normativas: está em todo o ordenamento jurídico.

Critérios para estabelecer regras de competência:

(1) Territorial – interesse particular. Leva em consideração o lugar/foro onde a demanda deve ser proposta. São estabelecidas para atender o interesse particular. Por isso que, de um modo geral, é uma competência relativa.

(2) Funcional – leva em conta a função que o órgão jurisdicional é chamado a exercer. Ex.: julgamento de recurso, competência vertical. Interesse público

(3) Objetivo – leva em consideração aspectos variados. Objetivo quanto a matéria = interesse público. Objetivo quanto à pessoa = interesse público. Objetivo quanto ao valor = interesse particular. Ex.: União como parte = Competência Federal. Fazenda Pública = figura como parte do Estado, Município, então a causa de pedir vai ser quanto a matéria. Vara de família, falência, sucessões leva em conta o valor da causa.

Incompetência

  1. Relativa: Súmula 33 STJ (A incompetência relativa não pode ser declarada de ofício). Decorre do não atendimento de uma regra de competência prevista na lei para atender interesse particular. Se o réu não alegar em preliminar de contestação ocorrerá a preclusão e a competência será prorrogada, momento em que o órgão incompetente passará a ser competente. As regras de competência relativa são disponíveis, inclusive de maneira tácita. É expressa quando estabelecem contrato cláusula de eleição de foto. De uma forma geral, regras de competência territorial e em razão do valor da causa são de competência relativa, portanto, disponíveis.
  2. Absoluta: Decorre do descumprimento de uma regra de competência prevista em lei para atender interesse público. Em razão da matéria, em razão da pessoa e funcional. Não leva em conta o interesse privado. Pode ser conhecida de ofício a qualquer tempo. O réu pode alegar a qualquer tempo, não preclui. A sentença que transitou em julgada cabe ação rescisória na forma do art. 966, II. É indisponível, não pode convencionar.

Competência para Ação Civil Pública: Lei 7.347/85. Art. 2º (Art. 2º As ações previstas nesta Lei serão propostas no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.): foro do local do dano. O legislador está levando em conta o território. Critério territorial. Quando o artigo diz que a competência é funcional, na verdade não é, ele só quis dar a ela força de competência absoluta.

Competência para Estatuto da Criança e do Adolescente: Art. 209 (As ações previstas neste Capítulo serão propostas no foro do local onde ocorreu ou deva ocorrer a ação ou omissão, cujo juízo terá competência absoluta para processar a causa, ressalvadas a competência da Justiça Federal e a competência originária dos tribunais superiores.): competência territorial absoluta.

Competência no Estatuto do Idoso: art. 80 (As ações previstas neste Capítulo serão propostas no foro do domicílio do idoso, cujo juízo terá competência absoluta para processar a causa, ressalvadas as competências da Justiça Federal e a competência originária dos Tribunais Superiores.): Competência absoluta.

Esses artigos preveem a possibilidade de uma ação de caráter inibitório, para evitar a concretização do ilícito, a violação do direito difuso, coletivo.

Competência para Lei de Improbidade Administrativa: Problema – agentes públicos que tem foro por prerrogativa de função em ação penal. Porém, a LIA é civil, não penal. Se eles forem processados em uma ação de improbidade quem será competente? Onde deverá ser proposta a ação? O STF entendeu que numa reclamação o presidente e os ministros de estados também tem prerrogativa no STF para ações de improbidade. O STF também declarou inconstitucional o dispositivo do CPP que estende o foro por prerrogativa com base na decisão do STF da reclamação, o STJ também começou a decidir no mesmo sentido em relação a governadores, desembargadores, que teriam então foro por prerrogativa também nas ações de improbidade. Outra questão é o entendimento da reclamação que não cabe para autoridades locais (prefeitos, deputados...). Ação de improbidade contra prefeito, juízes estaduais, deputados estaduais, a competência será do juiz de primeiro grau, independente da constituição do estado do ES estabelecer prerrogativa para esses agentes quando for ação penal. É inconstitucional regra que estabeleça prerrogativa para ação de improbidade. Autoridades que são originariamente processadas pelo STJ: art. 105, CF. Contra autoridades locais, não há paridade entre o entendimento do STJ e STF, portanto não tem prerrogativa para ações de improbidade originariamente processadas no STF, art. 102, CF. RESUMINDO: tem prerrogativa para ações de improbidade os originariamente processados pelo STF e STJ. Os que são originariamente processados em ação penal pelo TJ (autoridades locais), não tem prerrogativa em ações de improbidade.

***Restrição territorial da eficácia das decisões em ações coletivas: art. 16 da ACP (A sentença civil fará coisa julgada erga omnes, nos limites da competência territorial do órgão prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas, hipótese em que qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.). A eficácia da decisão fica restrita à competência territorial do órgão jurisdicional, aos seus limites, os limites da comarca. Levando em conta, na literalidade, seria necessário propor tantas ações quantas fossem as comarcas envolvidas. O artigo mistura os conceitos de coisa julgada com competência, que são fenômenos diferentes, o que forma essa regra absurda. É uma regra inconstitucional, pois seria uma violação de acesso à justiça e também à isonomia (daria margem a decisões contraditória). Viola também a essência dos direitos transindividuais, que são indivisíveis e tutelados de maneira plena. Além de inconstitucional, também é ineficaz. Art. 103 do CDC é válido, ele só fala da coisa julgada, sem fazer restrição territorial. Apesar de direito individual homogêneo e transindividual tutelados de forma eficaz, uma vez que ambos são pleiteados em processo coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com