TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE PROCESSUAL DA INCIDÊNCIA: DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.330 Palavras (10 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 10

Isabella Bócoli – Turma Quinta Feira, às 18:30 hrs

SEMINÁRIO II – CONTROLE PROCESSUAL DA INCIDÊNCIA: DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE

Questões

  1. Quais são os instrumentos de controle de constitucionalidade? Explicar as diferentes técnicas de interpretação adotadas pelo STF no controle de constitucionalidade. Explicar a modulação de efeitos prescrita no artigo 27 da Lei nº 9.868/99.

Os instrumentos de controle de constitucionalidade no Brasil podem ser classificados em preventivo e repressivo. O controle preventivo é feito diretamente quando da criação de uma norma jurídica, no projeto de lei e antes que ela seja aceita pelo ordenamento jurídico, em regra sendo realizado pelo Poder Legislativo e Poder Executivo. Já o controle repressivo, será realizado pelo Poder Judiciário, em regra, podendo ser classificado em difuso e concentrado, ambos permitindo a viabilização do controle de constitucionalidade e a supremacia da Constituição.

O controle de constitucionalidade difuso será exercido pelo poder judiciário, com observância do caso concreto, analisando a compatibilidade do ato normativo com a Constituição Federal. Essa análise levará em consideração o pedido formulado pela parte e a decisão proferida não excluirá a norma do ordenamento, somente retirará seus efeitos, sendo aplicada entre as partes daquele processo específico.

Já o controle realizado de forma concentrada é aquele que visa a invalidação de um ato normativo tido como inconstitucional, verificando-se essa inconstitucionalidade na lei como tal. Busca-se retirar do ordenamento jurídico determinada norma, pois não está em conformidade com a Constituição Federal. Essa ação poderá ser proposta por um dos legitimados do artigo 103, da Constituição Federal e não terá por objeto um pedido particular. A inconstitucionalidade da norma não será um mero incidente processual, mas sim a própria causa de pedir.

Esse controle está previsto na Constituição Federal através das seguintes espécies: i) Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica (art. 102, I, a); ii) Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva (art. 36, III); iii)Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (art. 103, par. 2º); iv) Ação Declaratória de Constitucionalidade (art. 102, I, a, in fine), 5) Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (art.102 par. 1º).

Sobre a modulação de efeitos prescrita no artigo 27 da Lei n° 9.868/1999 é importante salientar que, a priori e via de regra, toda e qualquer norma jurídica que afrontar a Constituição Federal, deverá ser declarada nula, tendo eficácia retroativa.

Ocorre que, atualmente, vem se adotando uma flexibilização desse principio, visando a garantia da segurança jurídica e supremacia da Constituição. A modulação de efeitos será realizada pelo Supremo Tribunal Federal e, com base no caso concreto, através do controle difuso, poderá declarar a inconstitucionalidade de determinada norma, aplicando seus efeitos as demais discussões acerca disso.

  1. Os conceitos de controle concreto e abstrato de constitucionalidade podem ser equiparados aos conceitos de controle difuso e concentrado, respectivamente? Que espécie de controle de constitucionalidade o STF exerce ao analisar pretensão deduzida em ação de reclamação (art. 102, I, “l”, da CF)? Concreto ou abstrato, difuso ou concentrado?

Os conceitos de controle concreto e abstrato de constitucionalidade poderão ser equiparados aos conceitos de controle difuso e concentrado, uma vez que o controle concreto será balizado pela situação fática particular, sendo sua decisão aplicável somente àquelas partes do processo, não sendo oponíveis “Erga Omnes”. Já o controle abstrato o que se busca é a própria declaração de inconstitucionalidade da norma, sendo proposta diretamente no Supremo Tribunal Federal e sem observância de interesses particulares.

Quanto a Reclamação, o próprio Supremo Tribunal Federal já se pronunciou no sentido de que ela garante a competência do órgão, bem como a autoridade de suas decisões. Ainda, ao analisar a Rcl 5470 em 2008, já havia exarado seu posicionamento no sentido de equiparar a Reclamação ao Mandado de Segurança, se tornando um grande mecanismo de tutela da ordem constitucional.

Assevera que com o passar dos tempos, a Reclamação, além de asseverar o cumprimento das decisões ali proferidas, se colocou a proteger a ordem constitucional como um todo e sua interpretação, enquadrando-se como instrumento puro de controle concentrado e difuso da Carta Magna.

Em julgado mais recente, através da Rcl  4374, ocorrido em meados de 2013, novamente o ministro Gilmar Mendes entendeu que mediante o julgamento de Reclamação, pode o Tribunal integrar e atualizar o conteúdo de decisão proferida em ação direta de inconstitucionalidade, que já não se afigura atualizada com a realidade fática e jurídica vivenciada pelo país. Novamente demonstrando a convivência do controle concentrado, emanado do Superior Tribunal de Justiça, com o difuso, tendo sido emanado através de um caso concreto, pela aplicação da norma ao fato.

  1. Que significa afirmar que as sentenças produzidas em sede de ADIN e ADECON possuem “efeito dúplice”? As decisões proferidas em sede de ADIN e ADECON sempre vinculam os demais órgãos do Poder Executivo e Judiciário? E os órgãos do Poder Legislativo? O efeito vinculante da súmula referida no art. 103-A, da CF/88, introduzido pela EC nº 45/04, é o mesmo da ADIN? Justifique sua resposta.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) tem por objetivo garantir a supremacia e observância nos parâmetros constitucionais, declarando a nulidade de leis e atos normativos que não respeitam a Constituição, nos termos do artigo 102, inciso I, alínea a, primeira parte, da Constituição Federal.

Já a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADECON), assim como a ADIN, visa a efetivação da Supremacia da Constituição, declarando que determinada lei ou ato normativo está em consonância com a Carta Magna, nos termos do artigo 102, inciso I, alínea a, segunda parte, da Constituição Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com