TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIMINOLOGIA

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

A Web Aula 4, retrata

* A Teoria Subcultural – um estudo criminológico específico que se concentra no delito como opção coletiva, considerando crime apenas as manifestações destes valores em condutas consideradas legítimas por um respectivo grupo, porém não pela maioria. Mais adiante há a * * A Teoria do Conflito – entende que o crime não existe como fato natural, mas sim como uma desobediência a uma norma elaborada através de decisões políticas que, em tese, refletem ou defendem os interesses de classe dominante. Portanto, verifica-se uma relação de conflito permanente, onde as autoridades agem mediante a criação, interpretação e aplicação das normas.

Já a Web Aula 5 retrata:

*Teorias do Processo Social – decorrem de estudos sobre crimes praticados pelas classes média e alta.

        - Teoria da Aprendizagem Social – o crime é um hábito adquirido, situações reais, atitudes e pautas de condutas criminosas. Acredita que a conduta criminosa trata-se de um comportamento desenvolvido através da relação com outras pessoas, bem como o crime é um hábito adquirido.

        - Teoria do Controle – se preocupa com o que leva o indivíduo a não praticar o crime. Conclui pela razão lógica de obedecer às leis face à relação de benefícios e prejuízos possivelmente obtidos com a prática do crime.

        - Teoria do Etiquetamento - a desviação é uma qualidade atribuída por processos de interação altamente seletivos e discriminatórios. O objeto de seu estudo é o processo de criminalização, que se inicia com o fenômeno da CIFRA NEGRA, que representa o número de crimes efetivamente praticados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com