TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMOS DOS CAPÍTULOS QUE COMPÕES A OBRA: AVALIAÇÃO E PESQUISA.

Por:   •  8/12/2016  •  Resenha  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMOS DOS CAPÍTULOS QUE COMPÕES A OBRA: AVALIAÇÃO E PESQUISA.

ORGANIZADO POR ANGELA CARRANCHO DA SILVA

SILVA, Angela Carrancho da. Avaliação & Pesquisa: conceitos e reflexões. 4. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016. 123 páginas

Angela Carrancho da Silva, possui doutorado em Educação Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Didática Especial de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada do Departamento de Estudos de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e coordenadora de disciplina do Consórcio CEDERJ/UERJ para educação a distância. Coordena, também, a equipe da Avaliação do Programa de Extensão da Fundação CECIERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação, avaliação institucional, avaliação de políticas públicas, avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem e educação em rede (a distância). É avaliadora AdHoc em Programas de Mestrado e Doutorado na área Interdisciplinar da CAPES e avaliadora do Banco de Avaliadores (BASis), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

De acordo com a organizadora, a ideia do livro teria surgido durante o ano letivo de 2008, a partir da orientação dos Mestrandos do primeiro Mestrado Multidisciplinar em avaliação do pais desenvolvido pela Cesgranrio.

A necessidade de aprofundar esse debate entre pesquisa e avaliação deu origem, ainda segundo Angela, a este livro, que tem como objetivo ampliar o debate sobre a prática e a pesquisa de avaliação e disponibilizar um material para reflexão e pesquisa para o público interessado.

O livro está em sua quarta edição e seu resultado é fruto, como a própria autora cita, de um trabalho colaborativo entre profissionais com uma larga experiência em avaliação.

O livro se divide em cinco capítulos e uma reflexão final sobre o tema.

O primeiro capítulo foi escrito pela organizadora do livro, Angela Carrancho da Silva, e tem como título: “A pesquisa e o método científico”. Trata de uma apresentação história da constituição do modelo científico e os caminhos seguidos pela ciência e a pesquisa desde o Renascimento. A autora expõe os métodos científicos e os caracteriza, dando ênfase ao papel do pesquisador.

O segundo capítulo, “Afinal, o que é avaliação? ”, foi escrito por Christina Marília Teixeira da Silva. Nele a autora descreve e apresenta aspectos, técnicas, modelos, conceitos e definições sobre avaliação. Bem como, a trajetória da avaliação, seus padrões e as competências do avaliador. A autora termina colocando de forma bem direta os desafios  que, ainda, precisam ser enfrentados pela avaliação e como é importante, para o processo de avaliação, se atentar às avaliações mal planejadas, afim de diminuir sua recorrência e ter como fator primordial a formação de avaliadores capazes e profissionais.

No terceiro capítulo, “Avaliação X Pesquisa”, organizado por Thereza Penna Firme temos a apresentação das disparidades entre a avaliação e a pesquisa. Porém, não se encontra a oposição de uma a outra e sim uma forma de demostrar com ambas se completam.

 O quarto capítulo, foi escrito por duas autoras, Maria de Lurdes Sá Earp e Lucí Híldenbrand e chama-se “Abordagem qualitativa: Características e Procedimentos Básicos”. É um capítulo inédito que teve sua origem em avaliações anteriores do livro por mestrandos e graduandos que, mostraram ser necessário abordar essa temática. Nele se aborda as características das abordagens qualitativas e quantitativas do processo avaliativo.

O quinto capítulo foi escrito pela professora Ligia Leite, tem como tema central a ética no processo de avaliação e na composição do caráter e do trabalho do avaliador.

O último capítulo do livro nos remete a uma reflexão sobre como a sociedade se utiliza dos diferentes tipos de avaliação, como utiliza seus resultados e o efeito causado pelo que seus resultados e práticas no âmbito social.

RESENHA DO CAPÍTULO COMPORTAMENTO ÉTICO DO LIVRO AVALIAÇÃO E PESQUISA

SILVA, Angela Carrancho da. Avaliação & Pesquisa: conceitos e reflexões. 4. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016. 123 páginas

        Lígia Silva Leite Ligia Silva Leite é pedagoga pela UFRJ, com Mestrado em Educação pela UFRJ, Doutorado em Meios Educacionais pela Temple University, EUA e Pós-Doutorado em Tecnologia Educacional pela University of Pittsburgh, EUA. Atualmente é professora titular do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora adjunta do Curso de Doutorado em Tecnologia Educacional e Educação a Distância da Nova Southeastern University (NSU). Possui livros e artigos publicados nas áreas de Tecnologia Educacional e Educação a Distância e atualmente é uma das Vice-Presidentes da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT).

O presente capítulo foi escrito pela professora Lígia Leite e, objetiva mostrar o porquê a ética tem papel relevante na vida do avaliador. A autora inicia mostrando os dois conceitos que, segundo ela, serão o tema central do texto.

A autora nos remete a uma reflexão sobre como se dá a produção e divulgação de um conhecimento científico. E nos leva a construir um pano de fundo sobre as pesquisas e análise de dados. E como isso contribuiu para formar o pensamento que temos hoje sobre a avaliação e pesquisa, e demonstrar o quanto elas são valorizadas em nossa realidade sócio-cultural. Segundo ela, a análise de dados na pós-modernidade se dá de maneira qualitativa, linear, quantitativa e positivista. E que com toda essa rapidez em gerar informações acaba influenciando, também, a avaliação e a divulgação de resultados.

Citando os autores Silva e Brandão a autora, nos apresenta 4 elementos que orientam a atividade de pesquisa. Seriam eles, a atribuição de sentido aos processos de avaliação, o uso de métodos e técnicas de investigação da realidade, a ética dos processos e a necessidade de estímulo ao desenvolvimento da capacidade avaliativa nas organizações. Porém, deixa claro que o elemento central da discutido, neste capítulo será a “ética dos processos” seguindo a ótica de a própria avaliação seria um processo e/ou uma área de estudo que precisa estar embasada por princípios éticos e técnicos, seguindo uma metodologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com