TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Funções Administrativas

Por:   •  13/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceitos de funções administrativas 4

2.2 Conceito de Patrimônio ........................................................................................ 5

2.3 Fontes de recursos (origens) ................................................................................6

2.4 Análise de Mercado ..............................................................................................6

2.5 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado .............................................................6

2.6 Estrutura de Mercado ...........................................................................................6

2.6 Contabilidade social como ferramenta de informação para responsabilidade social............................................................................................................................7

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

3 REFERENCIAS ..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade, devido a vários fatores as empresas vem buscando cada vez mais atender as necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável, sendo que estes procuram sempre as melhorias dos resultados e a minimização dos custos.

Na contabilidade, os demonstrativos contábeis são os meios mais usuais de divulgar as informaçoes da realidade patrimonial das organizoes ,sendo que etes demonstrativos devem ter uma leitura de fácil compreensão e extremamentes confiaveis.

Ademais, O contador deve ser um agente social consciente da sua importância dentro de uma organização e da sociedade em que está inserido, gerando assim informações que possibilitem a tomada de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

A) CONCEITO DE FUNÇÕES ADMNISTRATIVAS

É uma das funções básicas do Estado ou de seus delegados. É caracterizada em confronto com a função legislativa e a função jurisdiconal. A função administrativa independe de provocação do cidadão para ser exercitada, diferentemente do que ocorre com a função jurisdicional, esta por sua vez está subordinada à lei, atividade infra-legal,

ao contrario da função legislativa, naturalmente criativa e inovadora.

sendo assim, a função administrativa é atividade infra-legal, ativa, hierarquizada, de realização do interesse público.

Ademais por ser uma das funcoes administrativas basico do estado, é peculiar

também quanto ao mecanismo de controle. Os atos administrativos podem ser controlados por razões de mérito e por razões de legalidade.

Nas palavras de Paulo Eduardo Garrido Modesto , professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público, ele diz , que afunção administrativa é "a atividade subalterna e instrumental exercitada pelo Estado (ou por quem lhe faça as vezes), expressiva do poder público, realizada sob a lei ou para dar aplicação estritamente vinculada a norma constitucional, como atividade emanadora de atos complementares dos atos de produção jurídica primários ou originários, sujeita a dupla sindicabilidade jurídica e dirigida à concretização das finalidades estabelecidas no sistema do direito positivo"

Numa pesquiza mais ampla podemos constatar que afunção administrativa é estudada pelo direito administrativo, como um conceito de fronteira entre o direito administrativo e o direito constitucional.

Um dos principais personagens da teoria clássica da administração é o famoso engenheiro francês Jules Henry .

Aos 19 anos de idade,ele ingressou numa companhia metalurgica e carbonifera que e encontrava a beira da falencia e após assumir o cargo de direção ,conseguiu recuperar as finanças da empresa e eleva-la ao um novo patamar.

nos últimos anos de sua vida ,dedicou a divular os principios da administraçao,lançou também o Livro Administraçao Geral e Industrial a qual ele expressava que a administração eras uma funçao distinta das demais funções, a exemplo de produção e finanças.

Henri Fayol influenciou um grande número de autores sobre técnicas gerenciais demonstrou que gerenciamento eficaz não é só melhorar a produção dos

trabalhadores, é acima de tudo o estudo mais aprofundado das pessoas no comando da organização e do treinamento administrativo dessas pessoas.

Fayol abordou em seus estudos temas como: Divisão do trabalho, linha de autoridade, disciplina, unidade de comando, subordinação dos interesses individuais ao interesse coletivo, remuneração, centralização, iniciativa e espírito de equipe

Diariamente ele fazia anotações, observando os principais fatores que faziam uma empresa funcionar e constatou 6 funções que eram fundamentais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com