TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Filosófico: Exemplos e Características

Por:   •  18/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO DESPORTO

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA


ANALICE QUEIROZ DE SOUSA






HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RIO BRANCO – ACRE

2022

ANALICE QUEIROZ DE SOUSA


HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Trabalho apresentado à disciplina de metodologia da pesquisa científica em Educação Física I ministrada pela docente: Nemeia de Oliveira Farias. Como requisito parcial para obtenção da N2.

RIO BRANCO – ACRE

2022

Sumário

  1. INTRODUÇÃO................................................................................ 3
  1. OBJETIVO GERAL......................................................................... 4
  2. OBJETIVO ESPECÍFICO ...............................................................4
  1. METODOLOGIA .............................................................................5
  2. CONCLUSÃO..................................................................................6
  3. REFERÊNCIAS..............................................................................10
  4. APENDICÊ......................................................................................11

1.INTRODUÇÃO

A alimentação saudável e adequada é fundamental para que o crescimento, desenvolvimento e manutenção do organismo humano ocorra de forma apropriada e saudável os bons hábitos alimentares são idealizados como grandes componentes dos aspectos positivos relacionados à saúde. Devido à falta de tempo, principalmente no que diz respeito ao trabalho e estudo, os universitários estão mais propensos a substituir o fast food por refeições de alta qualidade, além da falta de disposição para praticar atividade física, o que nos deixa alarmados com a investigação deste estudo.

 Uma boa alimentação é essencial para sustentação da vida do homem, pois ela é responsável pela energia e nutriente ou pelas substâncias as quais são consideradas fundamentais para formação do organismo humano. (POULAIN, 2006).

No presente estudo será possível a identificação dos hábitos alimentares através dos estudantes de licenciatura de Educação Física se obtém planejamento diário ou semanal das refeições também, será analisado se eles têm preocupação com uma rotina alimentar saudável e o tipo de alimentação que são ingeridos.

 

Hábitos Alimentares de Estudantes de Educação Física

Delimitação do Problema:

Qual os hábitos alimentares dos estudantes de Educação Física?

1.1 Objetivo geral:

 Identificar os hábitos alimentares de estudantes de educação física e promover um estudo no âmbito escolar sobre a prática da alimentação saudável, através do acesso dos alunos a informações sobre alimentação equilibrada e, contudo, levando conhecimentos sobre educação alimentar saudável para os alunos a se interessarem por uma alimentação nutritiva e variada.

1.2 Objetivos especifico:

Verificar a rotina alimentar dos estudantes e logo conscientizar os alunos sobre a importância de se alimentarem da forma correta. Verificar os tipos de alimentos ingeridos visando conhecer a variedade de tipos de alimentação por fim, verificar qual a concepção de uma alimentação saudável para os investigados.

2. METODOLOGIA

 A presente pesquisa será realizada na Universidade federal do Acre. A aplicação do mesmo será com as turmas do curso de Educação Física, envolvendo adultos de ambos os sexos, cujo nível sócio econômico é variável.

Através de um questionário previamente elaborado e aplicado á turma, será feita a coleta de dados que irá apontar os hábitos alimentares dos estudantes, identificando os alimentos mais consumidos, preferidos e rejeitados e verificando a rotina alimentar, se possuem um conhecimento sobre alimentação saudável.

A pesquisa deverá determinar os alimentos mais comuns na alimentação dos alunos suas classificações, quantidade de carboidratos, lipídios e proteínas.

3. Resultados

A análise dos dados nos permitiu compreender se os estudantes têm um breve conhecimento sobre alimentação saudável como principal objetivo identificar e analisar a situação dos alunos universitários dos cursos de educação física licenciatura, quanto aos seus hábitos alimentares.

No entanto, para alcançar essa proposta, foi feito um questionário com 10 perguntas  sobre alimentação.

Gráfico 1 – Identificar quantas refeições consomem por dia.

[pic 2]

Os resultados estão relacionados a quantas refeições os alunos consomem por dia, demostram que 46,2% consomem quatro vezes ou mais por dia.

 O mais importante é consumir alimentos saudáveis ​​e saciáveis. Escolhendo os alimentos certos, o número de refeições que você fizer por dia não será tão importante, já que o “ideal” pode variar de pessoa para pessoa. (GUZMAN,2022)

Gráfico 2 – Identificar a quantidade de água ingerida por litros.[pic 3]

No que se refere a quantidade ingerida de água verifica que 69,2% bebem 3 litros ou mais de água por dia. Estar hidratado é de extrema importância para uma vida saudável. Segundo Zanin nutricionista acredita-se que todos os adultos precisam beber cerca de 2 litros de água por dia, no entanto essa quantidade é uma estimativa. Tendo em vista , que a quantidade deve ser analisada de acordo com a rotina, alimentação , peso de cada pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (258.1 Kb)   docx (172.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com