TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminologia

Por:   •  7/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 8

1- O que é a Criminologia?

A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo.

2- Do que a Criminologia trata?

A Criminologia trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e social – assim como programas de prevenção e técnicas de intervenção positiva do delinqüente.

3- Quais as características da criminologia?

Método: empírico (indutivo, indiciário) e interdisciplinar. Objeto: análise do delito, do delinqüente, da vítima e do controle social. Funções: explicar e prevenir o crime e intervir na pessoa do infrator.

4- Diferencie a forma que a Criminologia e o Direito Penal vêem O CRIME.

CRIMINOLOGIA- A criminologia estuda o crime como um “problema”, ressaltando sua base conflitual e enigmática e seu lado humano e doloroso, com as transcendentais implicações de toda ordem que derivam de tal análise.

DIREITO PENAL- Direito Penal preocupa-se com a imposição de limites ao poder punitivo do Estado, mediante definições claras e precisas das hipóteses de incidência comportamental sujeitas a castigo

5- Como anda o campo de ação tradicional da Criminologia?

O âmbito tradicional da criminologia está sendo ampliado, incorporando em seu objeto as investigações sobre a vítima do delito e o denominado controle social, que deram à noção clássica um moderado giro sociológico, que compensa o desmedido biologismo positivista sob cujos auspícios ela nasceu.

6- Fale da Criminologia quanto a Prevenção.

Privilegia-se uma orientação prevencionista da criminologia, atenuando-se a obsessão repressiva explícita.Interessa prevenir eficazmente o delito e não castigá-lo cada vez mais e melhor.

7- Qual a relação entre a Criminologia e as demais ciências?

A Criminologia se relaciona praticamente com todas as ciências e áreas do conhecimento humano, desde que propiciadoras de maior percepção ao fenômeno do cometimento criminal e à personalidade do delinqüente. A criminologia e demais ciências compõem a chamada Enciclopédia das Ciências penais, ou Síntese Criminológica, que destinam-se à perquirição, enfrentamento e aplicação interativa dos princípios e normas dos três elementos do episódio criminal: O delito, o criminoso e a pena.

8- Segundo Luis Jimenez, diga de forma sucinta os 4 grupos que se divide a Síntese Criminológica.

Ciências histórico-filosóficas (História do Direito Penal, Filosofia do Direito Penal e Direito Penal Comparado);

Ciências causal-explicativa (Criminologia, Biologia Criminal, Antropologia Criminal, Sociologia Criminal, Psicologia criminal e Psicanálise Criminal);

Ciências jurídico-repressivas (Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Penitenciário);

Ciências auxiliares e de pesquisa, ou ciências adjutórias (Política criminal, Penologia, Medicina legal, Criminalística, Psiquiatria Forense, Psicologia Judiciária, Polícia Judiciária Científica e Estatística Criminal).

9- Porque a Criminologia relaciona-se fundamentalmente com o Direito Penal,Direito Processual Penal e com o Direito Penitenciário?

Porque, embora autônomas são ciências correlatadas e até mesmo complementares, eis que é o próprio Direito Penal que delimita o objeto da Criminologia.Direito Processual Penal regulamenta a verificação do ato delituoso e o exame da personalidade do autor típico; e com o Direito Penitenciário, quando o mesmo disciplina o programa de ressocialização do delinqüente.

10- Fale da Obrigatoriedade da Criminologia com a Antropologia Criminal, Biotipologia Criminal, Sociologia Criminal e Psicologia criminal.

aos psicossociais, como um todo

ANTROPOLOGIA CRIMINAL-É para totalizar o fenômeno criminal e seus múltiplos aspectos, desde os biológicos BIOTIPOLOGIA CRIMINAL- que chega a projetar uma constituição delinqüencial;

SOCIOLOGIA CRIMINAL -a demonstrar que a personalidade criminosa é o somatório de fatores biológicos e sociológicos em seu mais amplo sentido, integrados numa unidade psicossomática;

PSICOLOGIA CRIMINAL- que mostra a dimensão individual do complexo fenômeno do crime. Bem com da Biologia, Psicologia e a Psicanálise, que são essenciais a Criminologia Clínica.

11- Porque a Criminologia é uma ciência empírica mais não experimental?

A experimentação é um método empírico, mas não o único. Não se pode aceitar como cientifico somente aquilo que se possa ser demonstrado em um laboratório. No âmbito criminológico, muitas vezes a experimentação é inviável ou ilegal, porém o criminólogo utilizará outras técnicas, não experimentais, para testar sua hipótese de trabalho.

12- Fale sobre os métodos de Empirismo e Indiciário.

EMPIRISMO - não é o único método à disposição do criminólogo. Se um crime é um fenômeno humano e cultural, o subjetivismo, a intuição, os sintomas, os indícios e a empatia podem ser métodos úteis de investigação cientifica.

INDICIÁRIO- baseia-se na investigação de vestígios, relatos, questionários, valorizando-se a intuição, elemento subjetivo importante. Ver: Cerqueira Filho, Gisálio e Neder, Gizlene. Emoção e Política – (a) ventura e imaginação sociológica para o século XXI. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1997.

13- Quem é o Criminologista?

É alguém engajado no estudo cientifico do crime e dos criminosos. Normalmente está nas Universidades, lecionando e realizando pesquisas.

14- Diferencia o Criminologista do Operador do Sistema penal.

Criminologista- é um produtor de conhecimentos.

Operador do sistema penal- é um consumidor ou um aplicador destes conhecimentos, apesar de algumas pessoas exercerem ambas as tarefas

15- Em que século se chegou a sistematização da ciência Criminológica?

Foi apenas no final do século XIX.

16- Newton Fernandes e Valter Fernandes usando critério didático-pedagógico, divide em 4 este desenrolar histórico. Comente.

1) Período da Antigüidade aos Precursores da Antropologia Criminal;

2) Período de Antropologia Criminal;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com