TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminologia e Políticas Criminais

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Criminologia e Políticas Criminais

Curso: Direito

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Assista ao vídeo “Penitenciárias do Espírito Santo são comandadas pelo crime organizado”, da reportagem do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2015.

Considerando o vídeo acima, responda aos seguintes questionamentos:

Questão 1:

Descreva, entre 10 e 15 linhas, o campo de atuação da ciência criminal e o seu papel em nossa sociedade como um dos instrumentos de pacificação social. (3,0 pontos)

R: A ciência criminal tem como objetivo a busca pelo entendimento da violência, com ênfase nos acontecimentos de crime e toda seu enredamento, ao mesmo tempo em que tentar produzir respostas para a sociedade com vistas a prevenção de seu acontecimento.

         A atividade da ciência criminal revela-se importante tendo em vista a ocorrência do fenômeno da violência em praticamente todo o contexto mundial, sendo demandada por toda a sociedade soluções para essa problemática com vistas ao atingimento da ordem pública.

        Para isso, a ciência criminal abrange em seu campo de atuação a dogmática penal, a política criminal e a criminologia, as quais tem como finalidade  a defesa do Estado, da população e das pessoas, dando atenção especial a prevenção de fatores que podem desencadear a violência.

        

Questão 2:

Comente, entre 10 e 15 linhas, sobre o efeito preventivo do sistema punitivo em nossa sociedade. (3,0 pontos)

         R: Primeiro é importante definir o crime, não somente como um fator individual, mas também como um fenômeno social. Em nossa sociedade, o principal meio de de controle da criminalidade dá-se pelo sistema de justiça criminal. Esse sistema age de duas formas: positiva, por meio de políticas de segurança pública e principalmente negativa, com a imposição de sanções e penas.

        É visível, em nosso país, a disparidade de ações negativas, que são a esmagadora maioria, em relação as ações positivas. Dentre outras razões, justifica-se pela alta complexidade do tema aliado a valorização fexcessivamente focada na proteção do bem jurídico.

        Dessa forma, percebe-se eu a pena por si só não tem atingido o objetivo de exercer a ação preventiva contra a alta criminalidade presente em nossa sociedade, principalmente por que aplicada por um sistema pouco efetivo como o do nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (281.3 Kb)   docx (75.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com