TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Críticas á Lei de Say apresentadas por Malthus (grande opositor à Lei de Say)

Por:   •  27/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Críticas á Lei de Say apresentadas por Malthus (grande opositor à Lei de Say)

A Lei de Say, como já sabemos é também conhecida como Lei de mercados de Say ou Lei da preservação do poder de compra, visto que decorre do modelo que mantém oferta e demanda em identidade. Foi popularizada pelo economista francês Jean-Baptiste Say com sua explicação sobre o funcionamento dos mercados.

A lei de Say mais conhecida como Lei de mercados de Say ou Lei da preservação do poder de compra decorre de uma igualdade entre a oferta e a demanda. Foi difundida pelo economista francês Jean-Baptiste Say. A lei se baseia na frase de que “a oferta cria sua própria demanda”, ou seja, segunda a teoria, não existem as chamadas crises de “superprodução”, uma vez que tudo o que é produzido pode ser consumido já que a demanda de um bem é determinada pela oferta de outros bens. Say afirmava que as pessoas não produziam por produzir, mas para trocar seus produtivos por outros bens que desejam ou de que necessitam.

O enunciado original da Lei de O enunciado original da Lei de Say, tal como foi concebida originalmente , tal como foi concebida originalmente pelo pr pelo pr óprio Say, dizia simplesmente que haveria sempre demanda suficiente , dizia simplesmente que haveria sempre demanda suficiente para absorver a produ para absorver a produ ção corrente, qualquer que seja o n ão corrente, qualquer que seja o nível desta. vel desta. „ Esse resultado Esse resultado é obtido a partir da ado obtido a partir da ado ção das seguintes premissas (cf. ão das seguintes premissas (cf. Lipkin, 1990): „ “Produzir Produzir é querer comprar querer comprar” „ “Produzir Produzir é poder comprar poder comprar”. „ Em outras palavras, a Lei de Em outras palavras, a Lei de Say pressupõe que os requisitos para a existência pressupõe que os requisitos para a existência de demanda efetiva pelas mercadorias de demanda efetiva pelas mercadorias – o desejo e a capacidade de comprar o desejo e a capacidade de comprar – se acham impl se acham implícitos no pr citos no próprio ato de produ prio ato de produ ção das mesmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com