TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura: Identidade e Diversidade

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

1.Cultura: Identidade e Diversidade

1.2 Conceito:

A cultura pode comportar diversos conceitos e significados. Essas variações de definições para esta palavra dependem de qual vertente teórica ela está empregada, seja ela antropológica, sociológica ou filosófica.

É comum, dentro da literatura antropológica, dividir o termo culta em duas definições: não material e material. A primeira diz respeito a produções cientifica, crenças e elaboração de valores e normas presentes em um determinado meio cultural. Já a segunda se refere a construção efetiva de objetos matéria, como vestimentas, culinária, livros.

A cultura, por sua vez, não é algo que existe de forma permanente, pelo menos não de uma só maneira. A cultura se apresenta como processo constante, pois ela está em constante processo de transformação e transição.

1.2 Identidade cultural:

Desde os primórdios da humanidade, os seres humanos se organizavam em grupos sociais, e os membros desse grupo social compartilhavam identificações entre si.

A Identidade cultural, tem por definição, na área da sociologia e antropologia, algo que indica o meio cultural que um indivíduo está inserido. Ou seja, características sociais com outros membros desse mesmo grupo cultural, como tradições, crenças, dentre outros. Essa interação social entre os homens gerou uma grande diversidade de culturas, nas quase possuíam crenças e costumes que eram passados de geração em geração.

Além disso, muitos aspectos que se são muito presentes em uma determinada região ou cultura, pode acabar se tornando uma marca dela. Isso pode ser exemplificado com o estereótipo criado que o Brasil é o país do futebol ou carnaval. A identidade cultural é complexa, sendo um aspecto intimamente ligado ao sentimento de pertencimento de um indivíduo a um determinado grupo social.

As manifestações culturais estão presentes em todas as sociedades, em outras palavras, o cultural é comum em toda a configuração social, assim, é possível dizer que a cultura é um manifesto universal. De modo geral, alguns manifestos culturais são comuns em toda sociedade. Encontram-se em todas elas eventos como as danças, as musícas, as ferramentas, os ritos de passagem, as regras sociais, a constituição familiar ou as funções sociais do grau de parentesco e as normas jurídicas.

No entanto, cada sociedade tem seus manifestos culturais construídos a partir de sua própria história, por consequência, não há manifestos idênticos em todas as sociedades apesar de algumas manifestações serem semelhantes.

Como exemplo de tais singularidades ou de manifestações regionais podem-se citar os grau de parentesco, que, em algumas sociedades, estão vinculados a consanguinidade, enquanto em outras não há tal relação. Outros exemplos são possíveis, como os ritos de passagem, que em muito se distanciam de uma sociedade para outra. Nas sociedades complexas contemporâneas, a individualização, cada vez mais presente, propicia a formação de manifestos culturais que, de uma forma ou de outra, insere-se no contexto social, porém, por serem novos, no sentido de visibilidade, causam certo estranhamento ao padrão até então estabelecido.

No entanto, deve-se ter em mente que o indivíduo, como sujeito social, está presente desde a modernidade, isto é, o indivíduo no sentido de soberano no processo capitalista de produção, portanto, o que efetivamente está ocorrendo na sociedade contemporânea é um novo modo de individualização.

É oportuno, nesse momento, apontar a configuração social contemporânea e, na perspectiva de que aquelas manifestações culturais, produzidas pela individualização e pela globalização apresentam, de modo geral viva novas atitudes, novos comportamentos, mesmo porque novas tecnologias são impostas, além, evidentemente, de novos valores.

Desdobrar as relações que se estabelecem entre os fatores citados, tecnologia, atitudes e valores, significa compreender tais relações no conjunto das interações sociais efetivamente praticados pelas pessoas no cotidiano. Para tanto, cabe, primeiro, dizer que a profusão de tecnologias, sejam elas no campo da informação, da comunicação ou de serviços, implica novas formas de inserir-se no mundo.

2. Diversidade cultural:

Como dito anteriormente, a palavra cultura diz respeito a um conjunto de costumes e crenças que caracterizam determinado povo ou região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com