TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA RECEPÇÃO CONSTITUCIONAL DO ART. 384, CLT

Por:   •  28/4/2018  •  Artigo  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

DA RECEPÇÃO CONSTITUCIONAL DO ART. 384, CLT

Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Aluno: João Vicente Portella Couto Neto

Introdução

O art. 384, localizado no Capítulo III, Seção III da CLT, traz uma proteção especial à extrapolação da jornada de trabalho da mulher, onde determina um descanso de 15 minutos prévio ao trabalho extraordinário.

Ocorre que ainda nos tempos de hoje existe divergências sobre o tema em questão, criando-se teorias que merecem nossa atenção.

O dispositivo está inserido no capítulo de proteção ao trabalho da mulher, e por causa disso foi criada a Teoria da Não Recepção do artigo perante à Constituição Federal, pela razão de incompatibilidade, que gerou três correntes mais uma no STF.

1ª Corrente

A primeira corrente afirma que o dispositivo celetista não foi recepcionado pela CF/88 pela razão de ofensa direta ao art. 5, “caput” e o seu inciso I, “in verbis”:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

 I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

Sérgio Pinto Martins entende que o artigo 384 da CLT é incompatível com a CF/88, pois fere a isonomia entre homens e mulheres. Segue a seguir trecho do seu posicionamento sobre o tema: “O preceito em comentário conflita com o inciso I do artigo 5º da Constituição, em que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Não há tal descanso para o homem. Quanto à mulher, tal preceito mostra-se discriminatório, pois o empregador pode preferir a contratação de homens, em vez de mulheres, para o caso de prorrogação do horário normal, pois não precisará conceder o intervalo de 15 minutos para prorrogar a jornada de trabalho da mulher.”(1)

2ª Corrente

A segunda corrente entende que o dispositivo foi recepcionado pela CF/88, mas apenas aplicável às mulheres. Essa corrente foi criada pelo STF em julgamentos onde os homens ingressavam no judiciário requerendo esse direito com base na isonomia.

Por causa disso, o STF, através do seu relator Ministro Dias Tóffoli, entendeu que o dispositivo somente deve ser aplicado para as mulheres e que não fere a isonomia entre homens e mulheres pois a mulher além da jornada de trabalho, quando chega em casa tem as tarefas domésticas, ocorrendo assim uma dupla jornada.

Outra fundamentação foi a proteção ao organismo da mulher, por ser o homem mais resistente ao trabalho. Essa segunda teoria, com todas as vênias que o Ministro merece, penso não ser a mais correta para o caso, pois o homem é mais resistente fisicamente e ao fundamentar assim parece não ser compatível com os trabalhos intelectuais, onde não se exige força física.

No mesmo sentido, o jurista Dr. Lima Teixeira Filho, entende que o dispositivo deve ser aplicado apenas para as mulheres: “referindo-se aos períodos de descanso da mulher, observa que, além de se aplicarem à mulher trabalhadora as normas gerais que estabelecem intervalo mínimo de 11 horas entre duas jornadas de trabalho (...), a Consolidação determina que, na hipótese de prorrogação do horário normal, seja obrigatório um descanso de 15 minutos, no mínimo, antes do início do período extraordinário de trabalho.”(2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com