TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

INTRODUÇÃO

O objetivo deste resumo é de forma simples e eficaz, mostrar que a comunicação é uma ferramenta de extrema importância, tanto na vida pessoal, como na profissional. A comunicação é visceral para o desenvolvimento humano e empresarial, a mesma é o meio pelo qual uma pessoa exerce influência sobre outra: ela é a verdadeira portadora do processo social. É a comunicação que permite a interação e é através dela que os seres humanos se tornam seres sociais. Sem comunicação as pessoas não poderiam ajuntar-se, empreender tarefas, fazer cultura, progredir no domínio do mundo físico. Invenções e descobertas dependem, quase sempre, de um acúmulo de informações, de fazer cultura desenvolvendo conceitos, de tal modo que apenas as invenções mais simples e os processos mentais mais elementares poderiam efetuar-se sem a comunicação. Veremos qual é a importância dessa ferramenta no mundo profissional, e até que ponto devemos interpretar a forma como as pessoas se expressam.

1.0 EU E OS OUTROS

É importante que o ser humano compreenda as reflexões que auxilia no crescimento pessoal e profissional. É necessário destacar que nos seres humanos somos por natureza seres sociais, e não conseguimos viver sem o convívio social. Para que as nossas interações sejam realmente produtivas, é preciso compreender conceitos e aplicações importantes sobre habilidades sociais, gestão da própria imagem e auto apresentação.

A convivência do ser humano com o meio social tem uma função fundamental no desenvolvimento de cada pessoa. O ciclo da evolução do desenvolvimento humano é dividido em oito períodos, que vai do pré-natal até a 3ª idade, sendo eles:

1) Pré-Natal: da concepção até o nascimento;

2) Primeira Infância: do nascimento até os 3 anos;

3) Segunda Infância: dos 3 aos 6 anos;

4) Terceira Infância: dos 6 aos 12 anos;

5) Adolescência: dos 12 aos 20 anos;

6) Jovem Adulto: dos 20 aos 40 anos;

7) Meia Idade: dos 40 aos 65 anos;

8) Terceira Idade: dos 65 anos em diante.

Cada período é influenciado pelo período anterior e afetará o seguinte, fazendo com que cada período tenha sua importância fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

O desenvolvimento profissional coincide diretamente com o quinto período, embora as quatro primeiras tem importância na formação da personalidade e o quinto período inicia-se o desenvolvimento profissional. A escolha profissional também passa por diferentes estágios.

No inicio da carreira, uma pessoa passa por dois momentos, geralmente esse é o estagio que se caracteriza por energia, vigor e entusiasmo, e o meio da carreira corresponde ao estagio da meia idade. O final da carreira esta relacionada à aposentadoria. Portanto desde o inicio até o final da carreira as qualificações necessárias ao exercício profissional, as necessidade e exigências do ambiente social vão sendo continuamente atualizadas.

As habilidades sociais se classificam em categorias:

1) De Automonitoria;

2) De Comunicação;

3) De Civilidade;

4) Assertivas de enfrentamento ou defesa de direitos e de cidadania;

5) Empáticas;

6) De Trabalho ou profissionais;

7) De expressão de sentimento positivas.

• Automonitoria: habilidade pela qual uma pessoa observa, descreve,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com