TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Por:   •  10/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

  1. Qual a importância da regulamentação dos Direitos da Personalidade dentro de uma legislação?

    A regulamentação de tais direitos é importante para a proteção da pessoa humana e os direitos a ela ligados de maneira perpétua e permanente

  1. O que são:
  1. Direitos Patrimoniais?

   Recebe o nome de Direito Patrimonial o conjunto de regras previstas no Código Civil  destinadas a regulamentar as várias formas possíveis no Brasil de que os cônjuges possuem de unir economicamente seus bens com o acontecimento do matrimônio.

  1. Direitos Extrapatrimoniais?

   Os direitos extrapatrimoniais são aqueles que não podem ser aferidos objetivamente por um critério econômico; não são susceptíveis de aferição monetária. Entre eles encontram-se a honra, a privacidade e os demais bens jurídicos personalíssimos de um indivíduo.

  1. Direitos Inatos?

   Segundo Kant, direito inato é aquele que pertence a todos por natureza, independente de qualquer ato que estabelecesse um direito.

  1. Direitos Adquiridos?

  A Lei de Introdução ao Código Civil determina que direito adquirido é aquele que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aquele cujo começo do exercício tenha termo prefixo, ou condição preestabelecida inalterável a arbítrio de outrem.

  1. Explique brevemente o que significa dizer que esses direitos da personalidade são: intransmissíveis, irrenunciáveis, absolutos, ilimitados, imprescritíveis, inexpropriáveis e vitalícios. A apresentação desses requisitos no art. 11 do Código Civil é enunciativa ou taxativa? Por quê?

  Os direitos da personalidade são intransmissíveis porque tais direitos não podem mudar de titular; são irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária; são absolutos, isto é, são oponíveis contra todos (erga omnes), impondo à coletividade o dever de respeitá-los; são imprescritíveis, pois inexiste um prazo para seu exercício, não se extinguindo pelo seu não uso; são inexpropriáveis, pois não são sujeitos a desapropriação, não podem ser retirados contra a vontade da pessoa; e também são vitalícios devido à inerência desses direitos, que acompanham a pessoa desde seu nascimento até sua morte.

  1. Com base nos arts. 3º/11 da Lei 9434/1997, explique:
  1. O que se entende por princípio do consenso afirmativo?

  É o nome dado doutrinariamente ao aludido princípio que consiste na consagração do direito da pessoa capaz de manifestar sua vontade e de dispor gratuitamente do próprio corpo, no todo ou em parte, após a sua morte, com objetivo científico ou terapêutico.

  1. Todas as pessoas são doadoras potencias? Por quê?

  A doação pressupõe critérios mínimos de seleção. Idade, o diagnóstico que levou à morte clínica e tipo sanguíneo são itens estudados do provável doador para saber se há receptor compatível. Não existe a restrição absoluta à doação de órgãos a não ser para pessoas portadoras do vírus HIV e pessoas com doenças infecciosas ativas. Em geral, fumantes não são doadores de pulmão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com