TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Penal dos Crimes contra a vida

Por:   •  9/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  13.034 Palavras (53 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 53

Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual

Lei 12015/2009 – Que unificou os crimes de estupro e atentado violento ao pudor, tendo este último deixado de existir como delito autônomo

Antes era crime contra os costumes.

Dignidade Sexual: é o livre arbítrio da pessoa, ela poder fazer o que ela quer.

Conjunção carnal: introdução ainda que parcial do pênis na vagina. – só poderia ser cometido por homem contra a mulher.

Atentado violento ao pudor: todos os demais “tipos de sexo” ou atos de libidinagem (sexo anal, oral, introdução do dedo na vagina, ânus)

Hoje a conjunção carnal e o atentado violento ao pudor são o mesmo crime. Art. 213. CP

  • Novatio Legis In Melius = Nova lei que melhora a situação do réu. (Regra geral – se aplica)
  • Novatio Legis In Pejus = Nova lei que piora a situação do réu. (Aplica-se em crimes continuados ou permanentes – Regra geral não se aplica.)
  • Abolitio criminis:

ESTUPRO

Art. 213.  Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: 

 Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos

Tipo objetivo: Constranger significa obrigar, coagir alguém a fazer algo contra a vontade, por isso se existe consentimento válido da vítima, não há crime. Lembrando que, menor de quatorze anos não pode dispor do seu corpo.

Sexo oral e anal, a introdução do dedo na vagina ou ânus da vítima, passar a mão nos seios, nas nádegas, esfregar o órgão sexual, introduzir objetos em ânus ou vagina da vítima, o beijo lascivo, dado com eroticidade, caso praticado com emprego de emprego de violência ou grave ameaça, caracteriza o crime.

Para a configuração do estupro é desnecessário que haja contato físico entre a vítima e o agente, bastando, por exemplo, que o sujeito a obrigue a se automasturbar. O crime também se configura quando a vítima é obrigada a realizar o ato sexual em terceiro ou até em animais.

Para que se consume o crime é necessário a satisfação da lascívia, EX. se André mediante violência ou grave ameaça obriga a Amanda a tirar a roupa e ficar parada olhando para ele enquanto ele se masturba ao olhá-la. André comete crime de estupro pois constrangeu a vítima e saciou sua lascívia, o seu desejo. Diferente se André desejando ter conjunção carnal com Amanda a obriga a tirar a roupa e ao se aproximar da vítima é surpreendido por um vizinho que ao notar gritos vindo da casa arromba a porta fazendo com que André fugisse da casa. André nesse caso cometeu o crime de estupro tentado. Pois a sua lascívia não foi satisfeita, se consumaria com a conjunção carnal.

ROGERIO GRECO: “Segunda parte do art. 213, consuma-se o estupro no momento em que o agente, depois da pratica do constrangimento levado a efeito mediante violência ou grave ameaça, obrigava a vítima a praticar ou permitir que com ela se pratique outro ato libidinoso diverso da conjunção carnal. Assim, no momento em que o agente, por exemplo, valendo-se do emprego de ameaça, faz com que a vítima toque em si mesma, com fim de se masturbar-se neste instante estará consumado o crime” – sendo portanto formal.

O PRESSUPOSTO DO CRIME É O ENVOLVIMENTO CORPOREO DA VITIMA NO ATO DE LIBIDINAGEM. Por isso, se ela simplesmente for obrigada a assistir a um ato sexual envolvendo outras pessoas, o crime configurado será o constrangimento ilegal.

É possível a responsabilidade penal por crime de estupro até mesmo em virtude de omissão. Ex.: mãe que nada faz para evitar que seu companheiro mantenha relações sexuais com a filha de 15 anos. A mãe tinha o dever jurídico de proteção. Tendo permitido pacificamente a prática do delito ou a sua reiteração. Responderá esta juntamente com o companheiro. Se a vítima for menor de 14 anos responderá por estupro de vulnerável.

  • É um crime comum, cujas vítimas podem ser qualquer pessoa.

A conjunção carnal após a morte da vítima constitui crime de vilipendio a cadáver. (Art. 212 CP)

  • Consumação: busca-se a realização da satisfação da lascívia.
  • Estupro é crime de ação pública condicionada a representação – no entanto, proceder-se-á ação penal pública incondicionada se a vítima for menor de 18 anos ou vulnerável.
  • Súmula 608 – “No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é pública incondicionada.
  • É crime hediondo, está previsto na lei 8.072. – tanto na forma tentada ou consumada.
  • Corre em segredo de justiça.

Concurso:

  • Se no mesmo contexto fático o agente mantém mais de uma conjunção carnal com a mesma vítima, responde por crime único de estupro.

  • Se duas pessoas em concurso revezam-se na pratica da conjunção carnal (curra), respondem por dois crimes de estupro (por autoria direta em um fato e coautoria no outro).

  • Se o agente, em momentos diversos, mantém conjunção carnal com a mesma pessoa, há crime continuado (se os crimes forem praticados sob o mesmo modo de execução, na mesma cidade e sem que tenha decorrido mais de uma mês entre uma conduta e outra).  Ou concurso material (caso ausente algum dos requisitos do crime continuado. Ex. pai que estupra a filha por diversas ocasiões, durante vários meses ou até durante anos.

Se em um mesmo contexto fático o agente estupra 2 (duas) vítimas, responderá pelos 2 crimes, pelas duas ações em continuação delitiva. Nessa hipótese, é aplicável a regra do art. 71, §único CP. “Art. 71 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços

        Parágrafo único - Nos crimes dolosos, contra vítimas diferentes, cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa, poderá o juiz, considerando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias, aumentar a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, até o triplo, observadas as regras do parágrafo único do art. 70 e do art. 75 deste Código.”

  • O estuprador que sabe ou que devia saber que estava contaminado com alguma doença venérea, mantem relações sexual sem querer transmitir a doença responderá pelo crime de estupro em concurso formal com o delito de perigo de contagio venéreo.

Há previsão no CP (art. 130, §1º) caso o estuprador que está acometido de doença venérea deseja transmitir a doença (É UMA QUALIFICADORA) o estuprador também responderá em concurso formal entre os crimes (estupro e perigo de contagio venéreo). A diferença é que será aplicado o concurso formal imperfeito, que determina a soma das penas quando o agente, com uma só ação, visa efetivamente produzir dois resultados. CONTUDO, se o agente concretizou o estupro e transmitiu a moléstia, afasta-se a incidência do crime do art. 130, §1º e aplica-se a causa de aumento do crime do art. 234 –A, IV ao crime de estupro: Art. 234-A.  Nos crimes previstos neste Título a pena é aumentada:  IV - de um sexto até a metade, se o agente transmite à vítima doença sexualmente transmissível de que sabe ou deveria saber ser portador.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.2 Kb)   pdf (404.8 Kb)   docx (59.1 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com