TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito de Compreensão da responsabilidade Civil

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

“Compreensão da Resposabilidade Civil”

A palestra “Compreensão da Resposabilidade Civil” ministrada pelo advogado e ex-professor da Universidade Católica de Pelotas e também da Universaidade Federal de Pelotas, José Luis Marasco Carvalho Leite, no dia 9 de maio de 2016 as 19h30m, onde ele aborda a responsabilidade civil como um tema mais suscetível a transformações e a novos enfoques no campo do Direito.

Ele comenta que antigamente a responsabilidade tinha caráter objetivo, e hoje possuí caráter subjetivo, para o palestrante, a compreensão leva á capacidade de abrir horizontes novos e o Direito, nesse cenário, reflete os interesses da sociedade a partir de valores em voga naquele momento.

Abordou temas como a divisão do trabalho social, onde o crescimento da responsabilidade individual a qual se radica na culpa, onde ele diz que uma pessoa só pode ser condenada por algo se ela tinha liberdade de fazer ou não fazer, e se tras prejuízo a outrem, ela deve responder por isso. Outro ponto importante seria no qual o advogado diz que onde há lucro, há onus.

Outro ponto importante seria no qual o advogado informa que a a criatividade nas petições feitas por advogado e as respostas dadas pelos magistrados, por meio de decições, têm impacto cada vez maior na responsabilidade civil, razão pela qual o palestrante indaga que é fundamental que o professional ou operador do Direito compreenda mais as regras do que as conheça.

Por último, ele comenta que no mundo de hoje a responsabilidade civil é mais um capítulo da luta entre o homem e o mal, no caso o dano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com