TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito do Comercio Internacional

Por:   •  9/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

                

DATA8/8/2011

CURSO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CAMPUS

☐Anhangabaú    ☐Centro   ☐Morumbi    ☒Paulista   ☒Vila Olímpia

DISCIPLINA

DIREITO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

PROFESSOR RESPONSÁVEL

     

SEMESTRE: 4º    

CARGA HORÁRIA: 80 horas

VIGÊNCIA: 20112

EMENTA

Aborda os principais fundamentos do Direito do Comércio Internacional, discutindo os aspectos legais, públicos e privados, dos negócios internacionais. São enfocadas as várias modalidades de contratos e vinculações internacionais entre entidades de natureza privada e pública e são apresentados os contratos internacionais e formas de resolução de conflitos.

OBJETIVOS

Gerais
Estudar as peculiaridades e características da regulação internacional do comércio, sua origem e função, assim como aprofundar o estudo dos seus instrumentos.

Específicos

1 - Analisar as regras do comércio internacional, em especial no tocante aos contratos internacionais do comércio e suas implicações no campo das relações internacionais.

2 - Fornecer ao aluno do curso de Relações Internacionais a formação técnico-crítica essencial o Direito do Comércio Internacional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1 – Apresentação do Programa. Fundamentação da disciplina. Aspectos Básicos do Comércio Internacional – Fontes do Direito do Comércio Internacional e Lex Mercatoria no presente, passado e futuro.

Unidade 2 – Negociações Multilaterais de Comércio. GATT e OMC. Sistema Geral de Preferências.

Unidade 3 – Práticas Desleais no Comércio Internacional – Defesa Comercial. Exportação e Importação no Brasil – Partes e Auxiliares do Comércio Exterior

Unidade 4 – Propriedade Intelectual e o Comércio Internacional: o Acordo TRIPS. Implementação do TRIPS no Brasil. - Contratos no Comércio Internacional: Negociação; Técnicas e Aspectos Fundamentais.

Unidade 5 – Contratos Internacionais e INCOTERMS. Contrato internacional de compra e venda. Certas cláusulas: força maior e hardship.

Unidade 6 – Rescisão e outras formas de extinção dos contratos. - Outros Contratos: Contrato de Representação Comercial ou Agência; Contrato de Distribuição

Unidade 7 – Contrato de Prestação de Serviços; Joint Ventures, Contrato de Leasing e Franchising

Unidade 8 – Transportes Internacionais. Direito Marítimo, Seguro Marítimo e Crédito Naval. Contrato Internacional de Compra e Venda de Mercadorias

Unidade 9 – Formas de Pagamento no Comércio Internacional. Garantias Utilizadas no Comércio Internacional. Seguro no Comércio Internacional

Unidade 10 – Novas Tecnologias e o Comércio Internacional. Mercado Eletrônico

Unidade 11 – Solução de Controvérsias no Comércio Internacional: jurisdição estatal; Arbitragem no Comércio Internacional e no Brasil.

Unidade 12 - Jurisdição e Lei aplicável. Reconhecimento e Homologação de Sentenças Judiciais e Arbitrais no Brasil. Jurisprudência sobre contratos internacionais.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada versa para uma aprendizagem ativa alicerçada na reflexão, na pedagogia da pergunta e no comprometimento profissional. Para isso, se pauta na abordagem interdisciplinar valorizando os programas de estudo articulados e integrados aos conhecimentos e saberes das diferentes disciplinas de estudo. Com isso, pretende-se formar um ambiente de cooperação que permita construir de uma teia de conhecimentos que será comum e significativa ao grupo em questão.

Os aspectos mais relevantes relacionados ao conteúdo da disciplina serão expostos e discutidos nas aulas teóricas apoiando-se principalmente nos livros da bibliografia. Os conceitos apresentados poderão ser ilustrados por meio de exemplos apresentados pelo professor e de exercícios que serão realizados pelos alunos e resolvidos pelo professor em sala de aula. Para a fixação destes conceitos, o professor poderá indicar atividades extra-classe, a serem trabalhadas pelos alunos.

A metodologia adotada pressupõe que os alunos não se limitem a comparecer às aulas, mas utilizem para as atividades extra-classe associadas a esta disciplina (leituras, resolução de exercícios, exercícios de uso da ferramenta de síntese e execução do trabalho prático) um número de horas igual ou superior ao número de horas-aula em sala de aula.

Eventualmente o laboratório de informática poderá ser utilizado para exercitar a prática de pesquisa conforme a demanda dos assuntos tratados em aula e as condições de aprendizagem.

Instrumentos didático/pedagógicos:

Aulas expositivas e dialogadas

Artigos de jornais e revistas especializadas

Momentos de leitura individual e coletiva

Pesquisas bibliográficas e na internet

Estudos de caso

Produções em grupo

Reflexões coletivas sobre os textos

Seminários

Trabalhos individuais ou em grupo

Vídeos

etc

Recursos didáticos/pedagógicos:

 

Blackboard (ferramenta de apoio ao aprendizado), microcomputador, datashow, lousa etc.

AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO

O processo avaliativo semestral é constituido por duas etapas: N1 (0 a 10 pontos) e N2 (0 a 10 pontos).

Estará aprovado o aluno que obtiver média simples igual a 6 pontos considerando a média das etapas 1 e 2;

As etapas são constituidas de diferentes instrumentos de avaliação, a saber:

Etapa N1 (0 a 10 pontos)

O processo avaliativo correspondente à N1 será formado por 4 (quatro) instrumentos de avaliação de igual valor, sendo descartada a menor nota obtida pelo aluno no período e composição de sua média com as três notas restantes, considerando média simples (somam-se as 3 notas e divide-se por 3):

N1/1: Prova individual e sem consulta, composta por 5 questões teste pautadas em um artigo.

N1/2: Prova individual e sem consulta nos padrões ENADE, composta por 3 questões teste pautadas em um artigo + 2 questões dissertativas contextualizadas.

N1/3: Trabalho em grupo

N1/4: Prova individual e sem consulta nos padrões ENADE, composta por 3 questões teste pautadas em um artigo + 2 questões dissertativas contextualizadas.

ETAPA N2 (0 a 10 pontos)

Prova individual e sem consulta, aplicada no período de provas indicado no calendário acadêmico, considerando em sua composição 60% de questões objetivas (testes) e 40% de questões dissertativas.

Nota Final: (N1 + N2) / 2

BIBLIOGRAFIA 

Básica

ENGELBERG, Esther. Contratos internacionais do comércio. São Paulo: Atlas, 2010.

HERZ, Mônica; HOFFMANN, Andrea Ribeiro. Organizações internacionais: história e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

RICUPERO, Rubens; AMARAL JÚNIOR, Alberto do. OMC e o comércio internacional. São Paulo: Aduaneiras, 2002.

Complementar

AMARAL, Antonio Carlos Rodrigues do. Direito do Comercio Internacional: Aspectos Fundamentais. São Paulo: Lex Editora, 2007.

ARAUJO, Nadia de. Contratos Internacionais - Autonomia da Vontade, Mercosul e Convenções Internacionais. Rio de Janeiro: Renovar, 2009.

THORSTENSEN, Vera. OMC - Organização Mundial do Comércio: as regras do comércio internacional e a nova rodada de negociações multilaterais. São Paulo: Aduaneiras, 2003.

DOLINGER, Jacob. Direito Internacional Privado - Parte Geral. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

DOLINGER, Jacob; TIBURCIO. Carmem. Direito Internacional Privado: Arbitragem Comercial Internacional. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

PROFESSOR RESPONSÁVEL

COORDENADOR

NOME      

NOME      

ASSINATURA

ASSINATURA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com