TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clube da Luta

Por:   •  10/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

CURSO DE PSICOLOGIA

Nome: Júlia Isabel Camargo Dos Santos

Professora: Jorgiana Baú Mena Barreto

 Filme: Clube Da Luta

5ª Fase                                                                            

17/05/2023                                                        

01 - Relate cenas do filme que o ator principal apresenta dificuldade em se lembrar de atividades cotidianas, informações pessoais importantes e traumas.

O filme Clube da Luta traz no universo cinematográfico o Transtorno Dissociativo de Identidade, e para o público leigo isso só é compreendido na explicação contida no final do filme, entretanto o diretor desde o começo do filme já mostra flashes do Tyler quando o personagem principal está com insônia e quando conhece Marla nos grupos de auto ajuda, além de diversos recursos como quando Tyler machuca a mão do personagem de ácido e a cicatriz se forma na hora, junto com a do Zach.

  Zach ( narrador e personagem principal) apresenta dificuldades de memória no trabalho, nas primeiras partes do filme seu superior o questiona sobre tarefas e Zach não consegue lembrar e tem dificuldades em interpretar as ordens. No começo do longa metragem, quando ele vai ao médico, reclama de estar com insônia, mais precisamente diz que é sonâmbulo, pois quando consegue dormir não lembra como acorda em lugares distintos e não consegue descansar.

O personagem pontua junto ao profissional da saúde a dificuldade em saber quando está efetivamente dormindo ou acordado, o médico recomenda uma boa noite de sono, e diz que sofrimento de verdade é o que pessoas que frequentam grupos de autoajuda passam, e neste momento em uma piscada de olhos é possível ver Tyler.  

Zach apresenta dificuldade em compreender sobre o incêndio, que acontece depois de seu voo a trabalho, onde conhece Tyler, após um tempo temos uma cena onde ele é indiciado pelo acidente, e aos poucos ele se dá conta que sim, pode ter sido ele o culpado, mesmo não estando claro como ele poderia ter feito um explosivo.

Com Marla ele não entende como ela conseguiu o número da casa de Tyler, ela diz que foi ele que passou, Zach não entende como é possível já que não possui lembrança alguma disto, e quando acontece o sexo entre os personagens, Zach sonha com as cenas, mas aparentemente é Tyler que está com Marla, o filme não mostra Tyler junto a Marla e Zach, um recurso para demonstar que eles na verdade são a mesma pessoa.

02 - Relate uma cena em que o ator do filme apresenta distorção da imagem de si mesmo.

Em Clube da Luta, somos apresentados a dois personagens, e na explicação final vemos que Zach era responsável por tudo, e que na verdade ele sempre foi Tyler, é quando o personagem entende que nunca existiu uma pessoa diferente.        

Algumas cenas menores dão pistas destas pequenas distorções, no avião Tyler possui uma maleta igual a de Zach, a cicatriz de Tyler aparece no mesmo momento da cicatriz de Zach, quando sequestram o delegado responsável por verificar os crimes que estão acontecendo, Zach “desaparece” atrás de Tyler.  

No escritório podemos ver mudanças aos poucos, o personagem principal da trama começa a fumar, seu superior fala sobre essa atitude mas ele  não liga, e em outra cena do escritório o diretor apresenta  um Zach com a personalidade de Tyler exigindo seus direitos, sendo impulsivo e agressivo com seu supervisor, dando cláusulas onde seu superior só tinha o poder de escolher o que Zach quisesse, e o próprio personagem tem noção disso, pois narra que se viu como Tyler.

Com Marla estas situações também fora recorrentes, ele não a suportava por fazer sexo apenas com Tyler, afirmação sem fundamento já que ele e Tyler não eram individuos diferentes, entretanto o longa metragem mostra flashs e sonhos onde Zach parecia estar com Marla na hora da relação sexual.

Quando a obra cinematográfica apresenta o plot twist, os deja vus apresentados pelo personagem também podem ser vistos como distorção, Zach  independente dos burburios de seus companheiros do Clube, conhecia todos os locais em que Tyler estava, e ele narra esta parte, dizendo que desde que descia do avião reconhecia o cheiro destes espaços.

03 – Faça uma análise crítica descrevendo possíveis origens relacionadas à infância e traumas, dos personagens do filme que assistiu.

        A obra traz pouco em diálogos, entretanto o filme inteiro retrata de outras formas, um exemplo é o Clube ser apenas para homens, as mulheres serem representadas de forma cômicas ou trágicas, Marla é uma versão de Zach, que “furta” seus grupos, que o tira de sua zona de conforto e é retratada como um objeto de prazer para Tyler.

        O filme tem um diálogo que se passa no banheiro, Tyler está na banheira, Zach está sentado no chão, os dois estão conversando, Tyler pergunta com quem Zach lutaria, ele responde que com seu chefe, Tyler diz que seria com o seu pai e Zach diz: - Não conheço meu pai; e logo em seguida começa a discursar sobre sua relação com ele.

        O personagem diz que sua figura paterna o deixou quando tinha seis anos de idade, e que construiu uma nova família, com uma mulher e outros filhos, e que novamente depois que passassem seis anos, ele iria repetir o ciclo de casar se novamente e ter mais filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com