TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Estruturalista Marxist

Por:   •  13/5/2015  •  Seminário  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  1.417 Visualizações

Página 1 de 4

Antropologia, Escola Estruturalista e Marx

A Antropologia tem seu estudo base no homem como ser biológico, social e cultural, dessa forna, podemos entender esse estudo como meio de conhecer a diversidade cultural existente e compreender outras sociedades e suas respectivas culturas. Dessa forma esse estudo visa conscientizar o indivíduo bem como ajudá-lo a compreender e respeitar o outro.

Ao longo dos estudos foram surgindo Escolas de pensamentos antropológicos, dentre as mais influentes podemos destacar: a Escola Evolucionista, Escola Funcionalista, Escola Estruturalista e a Escola Estruturalista Marxista.

Este trabalho se atem exclusivamente da última  Escola antropológica mencionada, a Escola Estruturalista Marxista. Porém é de grande valia uma explanação à cerca da Escola Estruturalista, visto que ela é base no conhecimento da Marxista já que estão intimamente ligadas. E considera-se de importância fundamental saber também sobre a história de vida de Karl Marx, pois, este, é o criador da ideia da Escola.

A Escola Estruturalista visa compreender a sociedade e os indivíduos que a ela pertencem de maneira estrutural, como o próprio nome já se refere. Para os Estruturalistas como Cláude Levi Strauss, a sociedade possui uma estrutura definida e não se pode compreender essa estrutura isolando as partes que a compõe.

Portanto, a sociedade seria uma estrutura maior composta de outras estruturas menores, podemos tomar como exemplo as cidades, que são compostas pelos habitantes, por políticos, por um sistema organizacional, enfim, por diversas outras partes que se interagem e se agregam a esta maior.

Essas instituições que compõe a sociedade se relacionam e estão ligadas entre si, isto posto podemos ver que a organização social é dinâmica e que o estruturalismo é estático.

Agregando estudos a essa Escola surgiu o pensamento Marxista, de Karl Marx e Engels. Karl Marx foi um revolucionário, estudioso de várias áreas do conhecimento e que se aprofundou nos estudos da sociologia da política e da economia de um modo bastante complexo e que até hoje é referência para nossa sociedade e sua organização.

A Teoria  Marxista por  ele desenvolvida foi  uma crítica ferrenha  à sociedade capitalista, aos meios de produção e exploração dos trabalhadores, para ele o trabalho é uma atividade  importante  e  que  funda  a  humanidade,  pois  essa  atividade  se  desenvolve socialmente e acabam por movimentar e organizar essa sociedade.

Destarte, Marx vê o trabalho como uma alienação do homem, e constrói diversas teorias à cerca deste tema, uma das mais conhecidas é a mais-valia, onde ele expõe a ideia de que o salário que o trabalhador recebe é muito menor até do que o valor do objeto que ele próprio fabrica nas indústrias, como por exemplo o processo de montadoras de carro, onde o


automóvel claramente possui um valor maior do que o salário que o operário que o ajudou a

montar ganha. Criou também a teoria do valor de uso e do valor de troca, do chamado socialismo utópico que foi um expoente ideal de uma sociedade socialista, entre outras. Faleceu em Londres, onde foi enterrado como um apátrida.


Escola Estruturalista Marxista

A escola antropológica estruturalista visa o estudo de uma estrutura completa e como esta se relaciona com as partes que a compõe. Desta forma esse todo passa a ser até mais  relevante que as  outras estruturas que o  integra,  devido  à sua complexidade.  Essa estrutura é tida porém, como estática, sendo a organização social vista como a parte dinâmica que compõe esse todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com