TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME ARGO E O DIREITO INTERNACIONAL

Por:   •  2/10/2019  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  1.064 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA DO FILME ARGO

Juliana Maria Caroline Santos Silva

ARGO. Direção: Ben Affleck. Produtoras: GK Films/Smokehouse Pictures. Distribuição: Warner Bros. Duração: 120 min. Estados Unidos, 2012. Disponível em: http://megafilmesonline.com/assistir-filme-argo-online/ Acesso em 02/10/2019.

Adaptação do livro The Master of Disguise do agente Tony Mendez da Central Intelligence Agency e no artigo The Great Escape de Joshuah Bearman publicado na revista Wired em 2007. É um filme de drama e suspense, o filme Argo foi produzido por Grant Heslov, Ben Affleck, e George Clooney.

O filme se passa no Teerã, capital do Irã durante um grande protesto político de estudantes, onde à embaixada americana é invadida por rebeldes. No meio de toda aquela confusão, seis dos reféns consegues escapar, se escondendo na casa do embaixador canadense, enquanto as demais pessoas que estavam na embaixada no momento da invasão permanecem reféns.

Contudo não conseguem sair de lá em segurança. E ficam à espera de auxílio do governo americano. Após pensarem em diversas estratégias diferentes para o plano de resgate, o agente Tony, tem à ideia maluca de resgatá los valendo se de um plano onde eles se passariam por uma equipe de produção cinematográfica. Este plano é aceito pela CIA, e assim se dá início aos preparativos.

Então é escolhido o roteiro do filme “Argo”, uma ficção científica passada no Oriente Médio, e à equipe contou ainda com a ajuda do maquiador John Chambers e do produtor Lester Siegel, que visitam o Teerã, principal cidade e capital do Irã, e local onde acontecia o sequestro, com o pretexto de estarem em busca de locações para o filme. O plano era à realização de uma falsa produção cinematográfica, assim eles poderiam sair de lá como se fossem funcionários canadenses. Cada um dos seis reféns assumiria um papel de diretor, roteirista, designer ou outro integrante da equipe. Assim eles poderiam sair daquele ambiente de conflito sem serem descobertos e em segurança.

O filme aborda inúmeras questões relacionadas ao direito Internacional, como questão da imunidade das Embaixadas, à forma como foi violada, sendo à embaixada de um país deve ser considerada como uma extensão de seu território e goza de proteção. Dentre inúmeras outras questões podemos também identificar à violação ao princípio da soberania, em diversos momentos dentre eles, na ação americana para resgate de seus funcionários.Podemos observar também o desrespeito a direitos como os da pessoa estrangeira, direito à liberdade, o direito de ir e vir .

O filme argo recebeu inúmeras indicações à premiação como o Oscar. Cabendo ainda ressaltar que em 2013, à produção ganhou o Oscar na categoria “ Melhor Filme”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com