TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia prova casamento.

Por:   •  24/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

GABARITO

Questão: Marcos é maior e capaz e desejava se casar com Joana que tinha dezessete anos de idade, porem em a mãe de Joana não concordava com o matrimônio. Marcos foi adotado por uma pessoa que já está falecida, não possuindo qualquer outro parente vivo. O pai de Joana concordava com o casamento, logo foi necessário a autorização judicial para o casamento destes, nos termos do parágrafo único do art. 1.631 do CC. O casal resolveu após seis meses de casamento ter um filho, porem descobre-se que Marcos desenvolveu ou processo de esterilidade em razão de sua atividade laboral, não sendo mais possível a geração natural/biológica de um filho. Determinados a conseguir um filho o casal se submete a uma inseminação artificial heteróloga, com a autorizando Marcos do uso do material genético de outro homem. Durante o processo de fecundação Marcos descobre acidentalmente na clínica de fertilização o nome do doador do material genético para inseminação de Joana (Pedro). Anonimamente Marcos entra em contado com Pedro e forma uma amizade com este, o qual passa a frequentar a casa do casal. Durante uma tarde, na ausência de Marcos, Pedro e Joana tem relações íntimas. Após algumas semanas Joana descobre que está grávida. Joana no final do oitavo mês de gravidez, após uma briga com Marcos, confessa a traição com Pedro. Marcos revoltado com a confissão desta, resolve procurar um advogado e findar a sua sociedade conjugal, todavia no caminho sofre um acidente e morre. Joana ao saber da morte de Marcos têm um mal estar, é levada ao hospital e dá a luz ao seu filho (Lucas), sendo que em seguida morre. Os pais de Joana sabendo da existência de Pedro, informam a este que o filho de Joana morreu com a mãe e registram Lucas como sendo seu filho.  

a) Na situação descrita, antes de seu falecimento, poderia Joana propor uma ação de alimentos gravídicos contra Pedro, vez que tiveram relações íntimas e este é o pai do seu filho?

Resposta: Não, vez que como houve a inseminação artificial heteróloga, autorizada por Marcos, este filho é presumido do seu casamento com Joana, mesmo que seja biologicamente de Pedro, de acordo com o inciso V do art. 1597 do CC.

b) Na situação descrita, poderia Pedro ingressar com uma ação de reconhecimento “pós mortem”, com o pedido de DNA dos avós (oficialmente registrados como pais) de Lucas, vez que apesar de ter a autorização de Marcos para a fertilização artificial, este faleceu antes do registro.

Resposta: Não, posto que conforme anteriormente mencionado, houve a inseminação artificial heteróloga autorizada por Marcos antes do seu falecimento, filho é presumido do seu casamento com Joana, mesmo que seja biologicamente de Pedro, de acordo com o inciso V do art. 1597 do CC, portanto um teste de DNA dos avós só comprovariam que Marcos não é o pai biológico, mas o presumido legalmente.

Obs. Não se aplica ao caso analogicamente os incisos III e IV do art. 1597, em que falam de fecundação artificial mesmo que falecido o marido ou embriões excedentários a qualquer tempo, posto que a fecundação aconteceu antes do falecimento de Marcos.

c) Em situação distinta do problema, se Pedro tivesse o conhecimento que Lucas nasceu e sobreviveu, poderia este registra-lo como seu filho, vez que é pai biológico de Lucas?

Resposta: Não, houve a inseminação artificial heteróloga autorizada por Marcos antes do seu falecimento, filho é presumido do seu casamento com Joana, mesmo que seja biologicamente de Pedro, de acordo com o inciso V do art. 1597 do CC.

d) Em situação distinta do problema, se Lucas descobrir que seus pais são na realidade seus avós e com a ajuda do Ministério Público entrar com uma ação de prova de filiação (investigação de paternidade) contra Pedro, se Lucas falecer durante o curso da ação poderiam seus avós continuar com esta, posto que são seus únicos herdeiros?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com