TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia - os Pré Socráticos

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Os Gregos

1- Destacar os filósofos mais importantes dos textos e citar idéias as centrais?

Tales de Mileto: Fundador da filosofia ocidental. Era conhecido como um dos sete Homens Sábios da Grécia. A questão central dos filósofos iônicos era a composição dos cosmos? A reposta de Tales é que tudo era água. Segundo ele, a origem de todas as coisas estava no elemento água: quando densa, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo. Nesse eterno movimento, aos poucos novas formas de vida e evolução iriam se desenvolvendo, originando todas as coisas existentes.

Anaximandro: Foi discípulo de Tales e seguiu essa teoria de origem das coisas. Segundo ele, o princípio, ou elemento primordial, era o "ápeiron", infinito ou indeterminado, a matéria eterna e indestrutível, da qual provêm todos os seres finitos e determinados, e na qual os contrários - como o quente e o frio, o seco e o úmido -, em luta uns com os outros, são finalmente reabsorvidos.

Heráclito de Éfeso: Conhecido como o ‘O Obscuro’’. Baseava-se de que tudo está em mudança e nada permanece parado.(Opostos). De acordo com ele, o equilíbrio é atingido pela complementaridade entre os oposto, a chamada Logos. Sua substancia básica era o fogo.

 Parmênides de Eléia: Era antagônica a idéia dos Iônicos. Segundo o filosofo, a realidade é imutável, estática, e sua essência está incorporada na individualidade divina de Eron, ou Ser, que permeia todo o universo. Sua conclusão era que a resposta não se encontrava na perpetua mutação, mas sim na ausência de mutação, na plenitude estático do ser.

 Zenão de Eléia: Discípulo de Permênides: Baseava na regressão infinita, ou seja, o movimento não existia. Criou vários paradoxos para comprovar sua tese. Um exemplo é a corrida entre a tartaruga e Aquiles.Felizmente esses argumentos estavam errados.

 Pitágoras: Criador do famoso ‘Teorema de Pitágoras’’.Sua idéia era de que a realidade é composta por números. Ele buscava a relação matemática para descrever fenômenos naturais (racionalismo místico).

 
Ficolau: Ele acreditava que, no centro do universo,  encontrava-se fogo e que a Terra era apenas um de seus astros; a Terra, ao fazer um movimento circular em volta do fogo central, dava origem ao dia e à noite. No universo de Picolau, foi o primeiro passo serio na direção de um modelo heliocêntrico do cosmo.

 Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera: Para eles, os mundos são compostos por infinitos átomos, que são indestrutíveis, perfeitamente densos e de infinitas formas. Os átomos movem-se no vazio. Devido ao seu movimento através do vazio, os átomos sofrem colisões entre si. Às vezes, essas colisões fazem com que átomos de formas compatíveis se unam, formando assim estruturas matérias mais complicadas.Assim, todos os objetos materiais que observamos na natureza são compostos de agregados de átomos, unido por sua compatibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (745.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com