TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Germinal - Filme

Por:   •  1/6/2015  •  Resenha  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Germinal apresenta uma dinâmica sobre o século XIX, no qual mostra as consequências da revolução industrial. O cenário vivido é de abusos, sofrimento, desigualdade e grande discriminação.

O que era de maior importância para a época era o lucro de poucos sobre o trabalho exaustivo e abusivo de muitos. Existia uma relação de superioridade dos burgueses sobre os operários camponeses, que no caso trabalhavam em minas e corriam grandes riscos, mas não recebiam pelo excesso de esforço e pelo risco que tinham ao trabalhar em tais condições.

Mesmo em péssimas condições de extrema miséria e quase escravidão, os trabalhadores eram livres para sair da terra e não trabalhar mais, mas o que os impediam era que para não passar fome precisavam trabalhar, por pior que fosse a situação.

A mulher no filme é retratada apenas como pedaço de carne no qual o homem tira seu prazer, as crianças são geradas para que no futuro próximo se tornem mais mão de obra para a casa. Enquanto isso a burguesia viviam uma vida de fartura, luxo e riqueza.

Com essas disparidades surgem ideias sindicais, como a greve, para que os desejos da “maioria” sejam atendidos. Mas a revolta sai do controle e mostra um povo desesperado por melhorias. Destruição das minas, espancamento dos que resolviam trabalhar.

Mas ao final de tudo, a ânsia por dinheiro e lucro sobrepuja a vida e a vontade dos que pouco tem. Que se tudo fosse feito de forma mais gradual, teriam sido mais eficazes. Mas a vontade de melhorar com rapidez era maior, e o começo não foi ideal. O poder sempre estará nas mãos daqueles que possuir maior riqueza.

REFERÊNCIA

Filme “Germinal”, Direção: Claude Berri. 1993.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com