TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTALIDADE CONSTITUCIONAL DO PROCESSO PENAL

Por:   •  11/5/2015  •  Dissertação  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 4

INSTRUMENTALIDADE CONSTITUCIONAL DO PROCESSO PENAL

1. Conceito de Processo Penal:

2. Fundamento do processo penal: garantir a máxima eficácia dos direitos fundamentais.

2.1 Fundamento Constitucional: necessidade de se pensar o processo penal desde a CF; Superação do Sistema do Código de 1941.

2.2 Processo Penal e Redução de Danos: dicotomia entre direito penal máximo e mínimo (máximo número e culpados com condenação de inocentes ou máximo número de absolvição de inocentes com absolvição de eventuais culpados) Cf Ferrajoli, Carnelutti.

3. Superação da Teoria Geral do Processo: não existem categorias iguais entre processo civil e processo penal.

3.1 Não existe interesse exclusivamente privado no processo penal: todo interesse, inclusive a absolvição do réu.

4. Processo Penal e Política Criminal: modificação do processo penal clássico a partir de movimentos como: a) tolerância zero; b) teoria das janelas quebradas; c) funcionalismo jurídico-penal; d) populismo punitivo; e) garantismo

4.1 Surgimento de um “processo penal de exceção”: processo de constante redução de garantias.

5. Princípio da Necessidade do Processo em Relação à Pena: diferença entre direito civil e penal. Nulla poena sine juditio.

6. Instrumentalidade do Processo Penal: maximizar as garantias previstas na CF.

6.1 O que é instrumentalidade do processo penal? Instrumentalidade qualificada pelo devido processo penal (due processo of law): princípio da estrita jurisdicionalidade.

Introdução aos Princípios Gerais do Direito Processual Penal Brasileiro*

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Introdução aos princípios do Direito Processual Penal brasileiro. In: Separata ITEC, ano 1, nº 4 – jan/fev/mar 2000, p. 3.

Jacinto Nelson de Miranda Coutinho**

Sumário: 1. Introdução; 2. Princípios relativos aos Sistemas Processuais: inquisitivo e dispositivo; 3. Princípios relativos à Jurisdição: 3.1. Princípio da Imparcialidade, 3.2. Princípio do Juiz Natural, 3.3. Princípio da Indeclinabilidade, 3.4. Princípio da Inércia da Jurisdição; 4. Princípios relativos à Ação: 4.1. Princípio da Oficialidade, 4.2. Princípio da Obrigatoriedade (Legalidade); 5. Princípios relativos ao Processo: 5.1. Princípio do Contraditório, 5.2. Princípio da Verdade Material, 5.3. Princípio do Livre Convencimento.

1. Introdução

Como é elementar, o estudo dos princípios gerais do Direito Processual Penal é o que fornecerá a base para uma compreensão sistemática da matéria; e aí transcende a sua importância.

A par de se poder pensar em princípio (do latim, principium) como sendo início, origem, causa, gênese, aqui é conveniente pensá-lo(s) como motivo conceitual sobre o(s) qual(ais) funda-se a teoria geral do processo penal, podendo estar positivado (na lei) ou não.

Por evidente, falar de motivo conceitual, na aparência, é não dizer nada, dada a ausência de um referencial semântico perceptível aos sentidos. Mas quem disse que se necessita, sempre, pelos significantes, dar conta dos significados? Ora, nessa impossibilidade é que se aninha a nossa humanidade, não raro despedaçada pela arrogância, sempre imaginária, de ser o homem o senhor absoluto do circundante; e sua razão o summum do seu ser. Ledo engano!; embora não seja, definitivamente, o caso de desistir-se de seguir lutando para tentar dar conta, o que, se não servisse para nada, serviria para justificar o motivo de seguir vivendo, o que não é pouco, diga-se en passant.

De qualquer sorte, não se deve desconhecer que dizer motivo conceitual, aqui, é dizer mito[1], ou seja, no mínimo abrir um campo de discussão que não pode ser olvidado mas que, agora, não há como desvendar, na estreiteza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com