TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Temáticos

Por:   •  21/3/2019  •  Tese  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

Jogos Temáticos

Para que seus encontros comunitários se tornem ainda mais dinâmicos, disponibilizamos a seguir alguns exemplos de jogos vivenciais indicados a grupos de adultos ou adolescentes. Os jogos potencializam a aprendizagem por causa do seu caráter prático, social e lúdico e pela oportunidade das pessoas vivenciarem conceitos e comportamentos de forma alegre, colaborativa e vibrante.

Jogo temático: Cair e deixar cair

[pic 1]

Materiais

Não há necessidade de materiais.

Aplicação

Convide os participantes a se reunirem posicionados em círculos de cinco integrantes. Quatro deles ficarão voltados para o centro do círculo, um ficará posicionado no centro.

O colega que está no centro deverá ficar parado, relaxado, com os braços ao longo do corpo. Os outros quatro deverão estender as mãos, tocar e movimentar lentamente o corpo do colega do meio, balançando-o para os lados, pra trás e para frente, eles estarão controlando a movimentação do colega ao centro. O objetivo é passar confiança mútua e trabalhar o corpo com os movimentos.

A cada um minuto, deve-se revezar a posição de quem está ao centro de um círculo, para que todos tenham a experiência de conduzir e de se deixar conduzir pelos colegas.

Jogo temático: Desenhando a segurança

[pic 2]

Materiais

Folhas de papel pardo (1 x 1 metro) e caixas de giz de cera ou pinceis atômicos.

Procure aplicar este jogo logo depois de trabalhar as medidas de segurança no trânsito com seu grupo de adultos ou adolescentes da comunidade. A temática do jogo deve ser adaptada conforme o tema das medidas de segurança que você estiver enfocando – segurança do pedestre, segurança do ciclista ou segurança no automóvel. Abaixo, exemplificaremos o jogo para o tema “segurança do ciclista”.

Aplicação

Convide os participantes a se organizarem em grupos, preferencialmente cinco ou seis integrantes por grupo. Distribua uma folha de papel pardo e uma caixa de giz de cera ou pinceis atômicos para cada grupo.

Explique e oriente as etapas do jogo:

  • Etapa 1 – cada grupo deve desenhar (no papel pardo) um ciclista com seus devidos equipamentos de segurança.
  • Etapa 2 – cada grupo deve discutir qual a importância de cada acessório para a proteção do ciclista no trânsito.
  • Etapa 3 – cada grupo apresenta o seu “ciclista legal”.
  • Etapa 4 – a partir das apresentações feitas, a turma avaliará conjuntamente a necessidade e a real usabilidade desses equipamentos na comunidade.

Jogo temático: Qual o título da história?

[pic 3]

Materiais

Folhas A4 ou rascunho e canetas.

Aplicação

Convide a turma a se organizar em grupos de quatro a seis integrantes.

Cada grupo deve criar um título para dramatizar uma cena, sendo um título relacionado a um de nossos principais temas de interesse:

  • Segurança do pedestre
  • Segurança do ciclista
  • Segurança no automóvel

Os títulos a serem criados devem ser curtos, no máximo formados por quatro palavras. Os grupos não deverão revelar o seu título aos demais colegas da turma. A partir do título criado, cada grupo vai preparar a apresentação de uma cena que demonstre uma situação de trânsito bem prática, do dia a dia, relacionada ao seu título temático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com