TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medida de Segurança

Por:   •  9/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMÁSIO DE JESUS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO

PENAL E PROCESSO PENAL

PROJETO DE MONOGRAFIA

MEDIDA DE SEGURANÇA: Um estudo acerca da execução na Medida de Segurança em regime de internação e a desinternação progressiva

Pós-Graduando: Maria Eduarda Garcia da Silveira

Orientador:

Florianópolis

2018

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: MEDIDA DE SEGURANÇA: Um estudo acerca da execução na Medida de Segurança em regime de internação e a desinternação progressiva

        Autor: Maria Eduarda Garcia da Silveira

        Orientador:

        Área de Concentração: Direito Processual Penal e Execução Penal

        Linha de Pesquisa: Direito Processual Penal e Execução Penal

        Duração: 120 dias

        Início: 29/01/2018

       Término: 08/06/2018

  1. TEMA  

MEDIDA DE SEGURANÇA: Um estudo acerca da execução na Medida de Segurança em regime de internação e a desinternação progressiva

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente trabalho monográfico analisa o processo de execução na Medida de Segurança e a desinternação progressiva como meio da reinserção social do individuo que teve sua pena na medida de segurança em regime de internação.

  1. PROBLEMA

O Código Penal ao tratar sobre o tema prevê em seu art. 26 que: “é isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”. (inimputáveis).

Ainda no parágrafo único – a pena pode ser reduzida de um a dois terços se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. (Semi-imputáveis).

Percebe-se que a inimputabilidade penal é conferida baseada em conceito biopsicológico, exigindo que o indivíduo não apenas seja um doente mental, mas também seja incapaz de ter o entendimento da sua conduta e do caráter ilícito do fato.

No caso da semi-imputabilidade o individuo perde a habilidade de entendimento e autodeterminação pelo motivo de doença mental ou de desenvolvimento incompleto ou retardado, devendo a pena ser abrandada.

A grande questão é a medida de segurança não possui caráter retributivo tendo somente, o tratamento mental como objetivo para reinserir o inimputável ao meio social.  

Assim, de suma importância proceder à análise da execução na Medida de Segurança em regime de internação e a desinternação progressiva como meio da reinserção social.

  1. HIPÓTESE

Com base na Lei de Reforma Psiquiátrica, o internamento deveria ser uma exceção, somente no caso, em que não fosse possível o tratamento ambulatorial, pelo fato que a internação caracteriza um afastamento onde é incapaz de obter o fim a que se propõe a reinserção no meio social.

O desígnio é priorizar os meios de tratamento menos agressivos possíveis e utilizar o meio de internação somente nos casos em que o meio ambulatorial não for o suficiente.

    Desta forma, seria necessário priorizar sempre um tratamento menos lesivo a liberdade do paciente sendo ela na forma de reclusão ou detenção independentemente da pena cominada.

  1. OBJETIVOS

Pretende a presente pesquisa incentivar a discussão, a reflexão sobre a forma mais adequada de tratamento ao individuo com transtornos mentais para que possamos priorizar a reinserção do mesmo no meio social.

Nesse aspecto, é de suma importância analisar individualmente cada caso e não conectar automaticamente o individuo a qualquer das medidas de segurança.

  1. JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa aborda a discussão de tema recorrente no âmbito do processo penal e execução penal, na medida em que apresenta como problema central a execução na Medida de Segurança em regime de internação e a desinternação progressiva como meio da reinserção social.

Há de se observar que centenas de casos como estes acontecem em todo o Brasil.

Neste sentido reclama um estudo mais profundo, sem maiores prejuízos ao indivíduo e a sociedade.

METODOLOGIA

A presente pesquisa é pautada no método indutivo, buscando pesquisar a execução penal e a desinternação progressiva como meio da reinserção social, para ao final, se ter uma percepção ou uma conclusão geral de sua verdadeira extensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com