TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO:TEXTOS A SERVIÇO DA ARGUMENTÇÃO

Por:   •  25/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

   NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO:TEXTOS A SERVIÇO DA ARGUMENTÇÃO

  ´´Em geral,classificam-se os textos,quanto à tipologia,sob três nomenclaturas:textos narrativos,textos descritivo e textos dissertativo.``

    Raramente são produzidos textos puramente narrativos, descritivos ou dissertativo. Ocorre, uma classificação que considera a predominância das características de um tipo de produção textual em detrimento das demais, menos evitendes.

    ´´Cada tipo textual pode organizar –se discursivamente por meio de qualquer um dos modos. É o que ocorre com textos didáticos, que se organiza de maneira tanto descritiva quanto argumentativa; ou com os textos de impresa que, dependendo do gênero, privilegiam os modos descritivos e narrativos, vindo o argumentativosomente como o contraponto.``

    Fundamentar um determinado ponto de vista exige do argumentado, muitas vezes, que alguns fatos motivadores de sua tese sejam narrados. A descrição de determinadas condutas pode igualmente colaborar para justificar a tese sustentada. A única certeza, enfim, é que narração, descrição e dissertação podem compor , juntas, um só textos e sua separação só se justifica, por razões acadêmicas.

 

   A Narração é um relato centrado num fato ou acontecimento; há personagem atuando e um narrador que relata a ação. A narração é um tipo de texto marcado pela temporalidade. Ou seja, como seu material é o fato e a ação que envolve personagens, a progressão temporal é essencial para seu desenrolar: as ações direcionam-se para um conflito que requer uma solução, o que nos permite concluir que chegaremos a uma situação nova. Portanto, a sucessão de acontecimentos que leva a uma transformação, a uma mudança, e a trama que se constrói com os elementos do conflito desenvolvem-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado espaço.

      Descrição consiste em uma enumeração de parâmetros quantitativos e qualitativos os quais buscam fornecer uma definição de alguma coisa. Uma descrição completa inclui distinções sutis úteis para distinguir uma coisa. Caracteriza-se por ser um “retrato verbal” de pessoas, objetos, animais, sentimentos, cenas ou ambientes. Entretanto, uma descrição não se resume à enumeração pura e simples. O essencial é saber captar o traço distintivo, particular, o que diferencia aquele elemento descrito de todos os demais de sua espécie.

 Garantido o entendimento de que não existe ´´texto puro´´ e que a classificação de alguns segmentos, honestamente, dependerá de critérios muitas vezes subjetivos, passemos à identificação das principas características dos textos narrativos, descritivo e dissertativo.

   Importante, também, que se adquira a compreensão de como a narração e a descrição fornecem elementos  relevantes para se defenda uma tese, mediante o texto argumentativo.

A Contribuição do texto narrativo para a Argumentaçao

´´A narração é a modalidade de texto que se caracteriza pelo sequenciamento  de fatos ao longo do tempo. Trata-se,na verdade,de contar uma historia,com todos os seus  evento, por meio de um narrador.`` 

  ´´Narrar é, portanto, uma atividade posterior à existência de uma realidade que se dá, necessarialmente, como passada(daí ser adequada a utilização do verbo no pretérito parar narrar os fatos no relatório dos documentos jurídicos).Além disso, é, ao mesmo tempo  uma atividade que tem a faculdade de fazer nascer, de todas as partes, um universo narrado que se apóia sobre outra realidade,a qual só existe por meio desse universo.``

      .fato- o que se vai narrar;os acontecimentos e as  ações propriamente ditos

     A respeito de uso da pessoa gramatical nas formas verbais do texto jurídico, recomenda-se a utilização da terceira pessoa, marcada pela impessoalidade, porque mesmo que a narrativa dos fatos esteja sendo feita pelo próprio titular do direito subjetivo de ação- oportunidade em que exerce autonomamente a capacidade postulatória-deve esse narrador posicionar-se como parte e não como personagem.

.personagem- aquele ou aqueles  que participaram da história ou observaram os fatos ocorridos;

.lugar-onde se passa a história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com