TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO HISTÓRICO NIETZSCHE

Por:   •  25/9/2015  •  Bibliografia  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  3.317 Visualizações

Página 1 de 16

CONTEXTO HISTÓRICO NIETZSCHE

      Nietzsche nasceu em 1844 em Röcken (Prusia). Filho e neto de pastor protestante, estudou filosofia e teología. Desde jovem foi um entusiasta da filosofia de Schopenhauer e da música de Wagner. Aos 25 anos foi catedrático de filosofia clássica de Basílea. Neste período de tempo, Prusia reforça-se como potência hegemônica contra França, e se produz a unificação da Alemanha. Com a derrota de Napoleón, os príncipes alemães criaram a Confederação Germânica de 39 estados independentes em tudo, menos em política exterior, nos que Áustria e Prusia eram dominantes, o que acho uma tensão entre ambos. Com a chegada do chanceler Otto von Bismarck, se isolará a França e se substituirá sua hegemonia na Europa pela germana. A disputa entre Áustria e Prusia pela hegemonia resolveu-se em 1866, com a vitória de Prusia. Nietzsche, que colaborava voluntariamente na guerra franco prusiana, apoio a Bismarck, artífice da unificação e chanceler imperial, quem teve o controle do política interior e exterior da nova Alemanha. No S.XIX estende-se por Europa a revolução industrial e as revoluções liberais-burguesas iniciando-se o movimento operário, no que teve um papel destacado Karl Marx. Nesses momentos Alemanha era um dos países mais industrializados da Europa devido a seu prepoderancia sociopolítica e também graças a seus relacionamentos com Inglaterra. Nietzsche foi contrário ao racionalismo do Estado.

    Desde o ponto de vista sociocultural e filosófico, o S.XIX está condicionado pelas consequências da Ilustração alemã, e especialmente por Kant. A razão é o único script possível mas tem uns limites precisos. Este movimento foi precursor do romantismo, enquadramento intelectual e filosófico, onde se desenvolve o pensamento nietzscheano . Os românticos (Idealismo) viram na razão humana uma força infinita, capaz de conhecer a totalidade, o absoluto. Na segunda metade de século, produziu-se uma forte rejeição ao romantismo, designadamente ao Idealismo hegeliano, desde várias perspetivas:

   Desde o materialismo da esquerda hegeliana, aceitando a injustiça social. Desde um materialismo positivo que toma como paradigma as descobertas científicas e critica como ilusoria a metafísica hegeliana.

     Desde um individualismo pessimista que interpreta o mundo como a expansão de uma vontade cósmica. É a postura de Schopenhauer, cuja obra ?O mundo como vontade e representação? teve uma verdadeira influência em Nietzsche.

     No final do S.XIX e princípios do S.XX surge o vitalismo como corrente filosófica que reivindica a vida como a realidade primeira à que todo o demais deva subordinar- se. Mas antes de mais nada, a filosofia de Nietzsche surge como crítica às diferentes correntes do pensamento de sua época como são: o materialismo histórico e especialmente o socialismo mas tem certa semelhança, o conceito dealienación religiosa de Feuerbach com o tema nietzscheano da morte de Deus, como expressão. A originalidade  do pensamento de Nietzsche, se desmarca de todas as correntes de sua época, algumas de suas obras fundamentais são: ?Assim falou Zaratustra?, ?O Anticristo?, ?A vontade de poder?, etc. Nietzsche abandona a cidadania prusiana em 1869. Mantém uma intensa amizade com Wagner, Paul Rée e com o teólogo Overbeck. Levou uma vida errante e em 1889 sofre uma paralisia progressiva pela que perde a razão e morre em 1900.

Biografia de Friedrich Wilhelm Nietzsche

    Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) nasceu em Röchem, na Alemanha, no dia 15 de outubro de 1844, foi um filósofo, escritor e filólogo alemão. Sua obra mais conhecida é “Assim Falava Zaratustra”.

    Com cinco anos de idade ficou órfão de pai e também perdeu seu irmão, passando sua infância com a mãe, a irmã e duas tias. Criança feliz, aluno modelo, dócil e leal, seus colegas de escola o chamavam "pequeno pastor"; com eles criou uma pequena sociedade artística e literária, para a qual compôs melodias e escreveu seus primeiros versos.  Com 14 anos recebeu uma bolsa de estudos de preparação para o clero.  Destacou-se nos estudos religiosos, literatura alemã e estudos clássicos, porém começou a questionar os ensinamentos do Cristianismo.

    Friedrich Nietzsche formou-se em 1864 e continuou seus estudos em Teologia e Filologia clássica, na Universidade de Bonn, mas abandonou Teologia para estudar as obras dos filósofos Kant e Schopenhauer e do compositor Wagner. Em 1869 foi nomeado professor de Filologia na Universidade da Basileia, mas deixou a vida acadêmica por um tempo entrando na vida militar. Durante a guerra franco-prussiana serviu como enfermeiro por um breve período, retornando com problemas de saúde.

    Em 1872, publicou o seu primeiro trabalho, “O Nascimento da Tragédia pelo Espírito da Música”, dedicado ao amigo Wagner. Na obra ele contrasta os deuses Dionísio e Apolo. Em 1879, com a saúde abalada, com crises constantes de cefaleia, problemas de visão e dificuldade para falar se vê obrigado a se aposentar.

    Em 1883 publicou “Assim Falou Zaratustra”, sua obra mais conhecida, que mesclava um estilo bem peculiar entre a reflexão filosófica e a poesia. Nesse livro, ao criticar o pensamento tradicional, Nietzsche estabeleceu um novo padrão de valores. Segundo o filósofo, não existiam de forma inata no homem o bem e o mal, a verdade e a mentira, a beleza e o feio, mas sim o desejo do poder. De acordo com o pensador, os valores tradicionais foram formatados pela cultura judaico-cristã, que pregava a humildade e a submissão.

    Nietzsche, com o seu pensamento, influenciou as ideias de Eugenismo - cujo teor era o rumo da sociedade guiada pelos mais fortes. Outras obras escritas pelo pensador foram “Para Além do Bem e do Mal” (1886), “Genealogia da Moral” (1887) e “Anticristo” iniciada em 1888 e só publicada em 1895, na qual faz uma comparação com outras religiões, criticando com veemência a mudança de foco que o cristianismo opera, uma vez que o centro da vida passa a ser o além e não o mundo presente. Sua fase criativa foi interrompida em 03 de janeiro de 1889, com uma crise de loucura, que durou até sua morte.

    Friedrich Nietzsche, diagnosticado com paralisia cerebral progressiva, faleceu em Weimar, Alemanha, no dia 25 de agosto de 1900.

Pensamento

     Nietzsche um dos maiores filósofos da contemporaneidade , teve seus pensamentos espalhados pelas suas diversas obras , que só foram apresentadas ao públicos depois da sua trágica morte devido ao sífilis. E graças a um professor dinamarquês que se encantou com a edição ‘’ Assim Falou Zaratustra’’, uma das principais obras escrita pelo filosofo.

      A obra de Nietzsche é baseada no que se refere a moral humana, ele sugere reformulação da moral até então estabelecida, criticando a ideologia cristãs. Nesta por ele classificado como uma ‘’moral de escravos’’, alegando que a moral deve ser movida pelo instinto. Segundo Nietzsche, a moral judaica cristãs consiste em uma concepção decadente onde são valorizados humildade, piedade e amor o próximo . O termo ‘’amor de escravos ‘’ é usado para definir o que seremos apenas um mero seguidores alienados de ideias pré estabelecidas ate então por uma instituição, ao tratar destes conceitos Nietzsche também compara os seres humanos com ovelhas , que segue seu rebanho obedientemente sem questionamento algum, diferentemente do homem fera (uma ave de rapina que segue seus próprios instintos).Nietzsche queria provar que o homem so’ precisa dele mesmo e de sua vontade para evoluir e mudar o mundo, para isto foi necessário destruir elos que os escravizavam como suas crenças cristãs. Ele diz que o homem entrou em decadência a partir de quando começou a racionalizar e sacralizar o mundo e o antropomorfismo, respectivamente com Sócrates (racionalista dogmático) e o cristianismo. Para ele portanto, tudo aquilo que havia surgido no Ocidente a partir de cerca de 3 séculos a.C. até seus dias atuais era uma falsa moral e uma mentira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com