TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL RESIDENCIAL

Por:   •  2/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 6

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL RESIDENCIAL

LOCADOR: A, (Nacionalidade), (estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº____, CPF _____, residente e domiciliado no (Endereço completo), e-mail:_ ___.

LOCATÁRIO: B, (Nacionalidade), (estado civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº____, CPF nº _____, residente e domiciliado no (Endereço completo), e-mail:_____.

FIADOR: C, (Nacionalidade), (estado civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº____, CPF nº _____, residente e domiciliado no (Endereço completo), e-mail:_____.

As partes acima identificadas, pelo presente instrumento particular, ajustam a locação de um imóvel residencial, que se regerá pela Lei 8.245/91 e de acordo com as cláusulas que seguem.

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

§1º. O objeto deste contrato de locação é o imóvel residencial, de propriedade do LOCADOR, situado no (endereço completo).

§2º. O imóvel entregue na data de assinatura deste contrato, do LOCADOR ao LOCATÁRIO, possui as características descritas: ________.

CLÁUSULA SEGUNDA - DO PREÇO E DA FORMA DE PAGAMENTO

§1º. O valor mensal do aluguel, livremente pactuado pelas partes, é de R$____.

§2º. O pagamento do referido aluguel terá vencimento todo dia ____ de cada mês vencido.

§3º. O LOCADOR deverá efetuar o pagamento no valor acordado por meio de boleto bancário, favorecendo o LOCATÁRIO ou terceiro previamente especificado por ela.

§4º. Durante a vigência deste contrato, assim como em uma eventual prorrogação, ficará a encargo do LOCATÁRIO o pagamento da totalidade das contas de consumo e uso de energia, gás, água e esgoto que venham a incidir sobre o imóvel por ora locado, sendo inclusive responsável por eventuais multas e infrações que venha dar causa.

§5º. As partes acordam, livremente e de boa-fé, que ficará a encargo do LOCADOR o pagamento da totalidade dos impostos, taxas e tributos que incidam sobre o imóvel ora locado durante a vigência deste contrato, assim como em uma eventual prorrogação.

§6º. O valor do aluguel será reajustado anualmente, tendo como base, os índices previstos e acumulados no período anual do IGP-M.

CLÁUSULA TERCEIRA - DOS DIREITOS E DAS OBRIGAÇÕES

§1º. Sem prejuízo de outras disposições deste contrato, constituem obrigações do LOCATÁRIO:

I. pagar o aluguel no prazo estipulado;

II. cuidar e zelar pelo imóvel como se fosse sua propriedade;

III. usar o imóvel como foi convencionado, de acordo com a sua natureza e com o fim a que se destina;

IV. devolver o imóvel, no final da locação, no mesmo estado em que recebeu, desconsiderando-se deteriorações decorrentes do seu uso normal;

V. se o imóvel sofrer dano ou defeito que seja da responsabilidade do LOCADOR informá-la imediatamente sobre o ocorrido;

VI. reparar rapidamente os danos sob sua responsabilidade;

VII. não modificar a forma interna ou externa do imóvel sem o consentimento prévio e por escrito do LOCADOR;

VIII. permitir ao LOCADOR ou seu mandatário o direito de realizar vistoria do imóvel mediante combinação prévia de dia e hora;

IX. não infringir normas referentes ao direito de vizinhança, notadamente no que se refere ao sossego, tranquilidade, segurança e saúde dos vizinhos do imóvel locado, sob pena de exclusivamente responsabilizar-se civil e criminalmente pelos seus atos.

§2º. Sem prejuízo de outras disposições deste contrato, constituem obrigações do LOCADOR:

I. entregar o imóvel apto para moradia , bem como regularizado perante todos os órgãos;

II. assegurar o uso pacífico do imóvel locado não podendo dificultar ou impedir o direito do LOCATÁRIO de usufruir o imóvel com tranquilidade;

III. responder pelos vícios, problemas e defeitos anteriores à locação.

IV. vistoriar, por si ou seus procuradores, sempre que achar conveniente, para a certeza do cumprimento das obrigações assumidas neste contrato.

V. dar como rescindido o presente contrato de locação de pleno direito, independentemente de qualquer interpelação judicial, sem que assista ao LOCATÁRIO direito a qualquer indenização ou reclamação, quando ao seu critério, ocorrer o descumprimento de qualquer cláusula do presente contrato.

CLÁUSULA QUARTA - DO PRAZO

§1º. O prazo da locação é de 30 meses, iniciando-se em ____ com término em _____, data a qual o imóvel deverá ser devolvido nas condições que o recebeu.

§2º. Se o LOCATÁRIO desocupar o imóvel antes do prazo estipulado, ficará obrigado a pagar a título de multa o valor equivalente a ____ mês de aluguel, podendo ser isento da multa a critério do LOCADOR mediante termo aditivo expresso e formal.

CLÁUSULA QUINTA - DA FORMA DE OPERACIONALIZAÇÃO

§1º. O imóvel deverá ser utilizado exclusivamente para fins residenciais, restando proibido ao LOCADOR usá-lo de forma diferente do previsto, salvo autorização expressa do LOCATÁRIO, sob pena de multa e demais penalidades previstas na legislação pertinente.

§2º. Todas as taxas e tributos incidentes sobre o imóvel, tais como condomínio, IPTU, bem como despesas ordinárias de condomínio e quaisquer outras despesas que recairem sobre o imóvel, serão de responsabilidade do LOCATÁRIO, o qual arcará também com as despesas provenientes de sua utilização.

§3º. As benfeitorias necessárias ou úteis terão direito de retenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com