TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento e Linguagem

Por:   •  18/7/2017  •  Seminário  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES

CENTRO DE CIENCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO – 2012/2

SEMINÁRIO I

TEMA: CONHECIMENTO E LINGUAGEM

VITÓRIA
24 DE MAIO DE 2013


SEMINÁRIO I

CONHECIMENTO E LINGUAGEM

Trabalho da disciplina Teoria Geral do Direito, curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

VITÓRIA

2013

SUMÁRIO

1- SUMÁRIO...........................................................................................

03

2- RESOLUÇÃO DE QUESTÕES..........................................................

04

3- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................

08


SEMINÁRIO I: CONHECIMENTO E LINGUAGEM

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

QUESTÃO I) O QUE PODE SE ENTENDER POR LINGUAGEM? QUAL É A RELAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM E O CONHECIMENTO?

RESPOSTA:

O ser humano é dotado da capacidade de se comunicar. Essa capacidade dá-se devido à facilidade que tem de ligar um signo, ou símbolo, (fenômeno) a outro, formando, assim, mensagens dotadas de sentido. A essa habilidade de comunicação por meio de signos, dá-se o nome de “linguagem”.

Por muito tempo pensou-se que “realidade” e “mundo”, por exemplo, eram conceitos primeiros, dos quais todo o resto derivava. Contudo, após um “giro linguístico”, essa ideia mudou. Hoje a linguagem sobrepõe, condiciona, a realidade, tornando-se o universo do homem. O homem, através da linguagem, cria a realidade em que vive.

Segundo Tárek Moysés Moussalem, em sua obra “Fontes do Direito Tributário”, a relação entre as diferentes linguagens existentes é o conhecimento. O conhecimento se expressa por meio de determinada linguagem. “É a relação que se dá entre: a linguagem do sujeito cognoscente e a linguagem do sujeito destinatário(...)”, estabelecendo, assim, uma comunicação.

QUESTÃO II) A QUE ESPÉCIE DE CONHECIMENTO (SABER) SE INTERESSA O CIENTISTA?

RESPOSTA:

O saber é composto pela linguagem que, por sua vez, é estratificada em graus de precisão linguística, ou seja, vai se dividindo de acordo com os fins para que seja usada. Quanto maior o grau de precisão linguística, maior o rigor e, consequentemente, menores os vícios da fala e da escrita. Os mais altos graus de precisão são utilizados, por exemplo, em meios profissionais.

Este saber foi classificado em vulgar e científico. O conhecimento vulgar faz-se presente no dia-a-dia das pessoas através da linguagem natural, ou comum, utilizada por todos em suas relações, por exemplo, em família e entre amigos, não exigindo um alto grau de precisão linguística. Já o conhecimento científico exige uma linguagem mais rigorosa, fazendo uso da linguagem artificial, que, por sua vez, dividi-se em linguagem técnica (tem a mesma base da linguagem natural, contudo possui fins técnicos) e linguagem formal (ainda mais profunda do que a técnica, para que sejam evitadas possíveis falhas, como a ambiguidade). Por este segundo tipo de linguagem, a científica, é que se interessa o cientista, pois é nela que pode encontrar os termos e nível de precisão linguística necessários para a execução de seu trabalho.

QUESTÃO III) QUAL É O ELEMENTO BÁSICO DA LINGUAGEM? QUAL É A RELAÇÃO DESTA COM A TEORIA DA COMUNICAÇÃO?

RESPOSTA:

A linguagem é a capacidade que o ser humano tem de se comunicar por meio de signos. Contudo, para que o repasse destes símbolos tenha sucesso e se estabeleça, de fato, a comunicação entre dois lados, é necessária a existência de alguns elementos de linguagem: um emissor, um receptor, uma mensagem, um canal e, principalmente, um código.  

O código utilizado, ou a língua falada, faz-se elemento básico da linguagem. Isso porque ele deve ser o mesmo utilizado tanto pelo emissor da mensagem quanto pelo receptor, para que haja entendimento entre ambos. Os outros elementos citados podem variar sem que haja tão grande comprometimento do entrosamento entre os indivíduos que se comunicam.

Os elementos de linguagem supracitados, inclusive o código (elemento básico da linguagem) constituem a chamada “teoria da comunicação” que defende, justamente, que o estabelecimento de uma efetiva comunicação depende de diversos fatores, ou elementos de linguagem.

QUESTÃO IV) “TODA METALINGUAGEM É REDUTORA DA LINGUAGEM QUE LHE É OBJETO. ISTO NÃO É DIFERENTE NA CIÊNCIA DO DIREITO. AS REDUÇÕES PODEM TER CARÁTER GERAL OU ESPECÍFICO, DEPENDENDO DOS RECORTES METODOLÓGICOS REALIZADOS PELO CIENTISTA.” AURORA TOMAZINI DE CARVALHO, CURSO DE TEORIA GERAL DO DIREITO. DEFINA O CORTE METODOLÓGICO E DESCREVA SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESTUDO DO DIREITO POSITIVO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com