TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estatuto do Desarmamento

Por:   •  17/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.685 Palavras (15 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ANDERSON FELIPE FIORESE

A EFICÁCIA DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO NO COMBATE À CRIMINALIDADE: UMA ANÁLISE DA INSEGURANÇA GERADA PELA LEI 10.826/2003.

Araranguá

2018


ANDERSON FELIPE FIORESE

A EFICÁCIA DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO NO COMBATE À CRIMINALIDADE: UMA ANÁLISE DA INSEGURANÇA GERADA PELA LEI 10.826/2003.

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito.

Professor Orientador: Prof. Renan Cioff de Sant’ana.

Araranguá

2018


SUMÁRIO

1        CONSIDERAÇÕES SOBRE DELIMITAÇÃO DO TEMA E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        3

1.1        TEMA        3

1.2        DELIMITAÇÃO DO TEMA        3

1.3        PROBLEMATIZAÇÃO        3

1.4        JUSTIFICATIVA        4

1.5        OBJETIVOS        5

1.5.1        Geral        5

1.5.2        Específicos        5

1.6        HIPÓTESE        5

1.7        DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS OPERACIONAIS        5

2        REFERENCIAL TEORICO        6

3        DELINEAMENTO DA PESQUISA        10

3.1        PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL        10

3.2        PROPOSTA DE SUMÁRIO        11

3.3        CRONOGRAMA        11

REFERENCIAS        12


  1. CONSIDERAÇÕES SOBRE DELIMITAÇÃO DO TEMA E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
  1. TEMA

Estatuto do desarmamento.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA      

A eficácia do Estatuto do Desarmamento no combate à criminalidade: uma análise da insegurança gerada pela Lei 10.826/2003.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

         O marco para o início do desarmamento civil se deu em 1997 com a Lei nº 9.437/ 97, que estabelecia condições para o registro e para o porte de arma de fogo, além disso impunha crimes e penas para quem possuísse armas de fogo sem o devido registro perante a Polícia Federal, tal lei instituída sob recomendações da ONU.

         A lei perdurou até 2003, quando revogada pela lei nº 10.826/2003, sancionada pelo Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 22 de dezembro de 2003, a qual, vigora até os dias de hoje.

      Cabe ressaltar, que em referendo popular realizado em 2005 para saber se a população concordava com a proibição da venda de armas de fogo em todo território nacional, 64% votou contra. Portanto, boa parte da população não quer abrir mão do porte legal de arma, de sua autodefesa, pois a segurança pública não é onipresente, o estado não pode estar em todos os lugares para proteger as pessoas individualmente. “O direito à autodefesa é pilar de uma sociedade livre e democrática. [...]” (ROSENFIELD, 2015, p. 1).

      É certo que, desde a entrada em vigor, o estatuto do desarmamento não tem se mostrado totalmente eficaz no seu propósito. Os índices de criminalidade têm aumentado cada dia mais, se formos comparar com o crescimento populacional, ainda assim as estatísticas são absurdas.

      Por outro lado, a ideia de liberar o acesso a armas de fogo para qualquer pessoa não seria a melhor alternativa, porém os critérios utilizados atualmente tornam improbo a concessão do porte ou posse de armas no Brasil, sendo que um deles se atenta a um critério totalmente discricionário do delegado da Policia Federal.

 Diante o exposto, a questão que nos norteará a executar a seguinte pesquisa ser: O Estatuto do Desarmamento tem sido eficaz no combate à criminalidade?

 

  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente, o Brasil vem enfrentando grandes problemas com a violência, sendo que a mesma vem crescendo em níveis desenfreados, fazendo com que a população fique insegura com relação às políticas de segurança pública.

Produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Mapa da Violência 2018, demonstra que o número de assassinatos cometidos no país em 2016 era de 62.517. (CERQUEIRA et al. 2018).

Desta forma, isso instiga-nos a analisar possíveis meios de diminuição desta taxa absurda de assassinatos, e um meio que vem sido discutido, atualmente, e que será foco de nossa pesquisa é a eficácia do Estatuto do Desarmamento (Lei número 10.826, de 22 de dezembro de 2003), no combate à criminalidade e à insegurança.

No presente, há uma discussão sobre uma possível substituição do Estatuto do Desarmamento por um Estatuto de Controle de Armas de Fogo, visando flexibilizar o direito de possuir e portar armas de fogo para legítima defesa ou proteção do próprio patrimônio, tal estatuto foi proposto pelo deputado federal Rogério Peninha Mendonça através do projeto de Lei 3722/2012.

Assim, o presente estudo visa verificar quais efeitos advieram do Estatuto do Desarmamento, se houve uma diminuição nos índices de criminalidade em face à aprovação da lei, se a população se sente segura tendo o direito ao porte e posse de armas privado, ficando a mercê de criminosos que supostamente não tendem a dispensar o monopólio das armas de fogo em sua posse.

Ademais, é importante tratarmos também de fatos históricos, quando se começa a falar sobre a adoção de uma política nacional de desarmamento, quais os motivos deram início a tais políticas restritivas e o que é necessário, atualmente, para que se consiga o acesso ao porte e à posse de armas de fogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (268 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com