TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lobo de wall Street e a ética

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  1.994 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE DIREITO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

MATHEUS SANTANA DO NASCIMENTO

Correlação entre os textos que tratam de normas éticas e normas técnicas com o filme Lobo de Wall Street:

1 – A Responsabilidade do Pesquisador ou Sobre o que Dizemos Acerca da Ética em Pesquisa

2 – Sujeito de direitos humanos

3 – A Valoração Jurídica e a Compreensão das Normas Pelo Indivíduo

Assistir ao filme: O Lobo de Wall Street e responder:

a) Valores éticos em crise?

b) Os fins justificam os meios?

c) Existe livre-arbítrio?

        

Salvador (BA)

2018

O Lobo de Wall Street, filme que foi dirigido por Martin Scorcese e baseado em uma história real, conta a vida de Jordan Belfort, um corretor de ações que através de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro, se tornou milionário aos 26 anos, ganhando cerca de 49 milhões de dólares por ano.

Sua história começa quando ele perde o emprego, após trabalhar durante seis meses em uma corretora de Wall Street, no episódio conhecido como Black Monday, em 19 de outubro de 1987, data em que desabou o mercado.

Após ficar desempregado, ele acaba conhecendo uma pequena corretora de ações que ficava distante do movimentado ambiente de Wall Street que lida com ações de segunda linha, ações que oscilam muito, e de pouca liquidez (facilidade de negociação). No pequeno escritório, só com o dom da fala, Belfort conseguia empurrar essas ações duvidosas a clientes como se estas fossem ouro, ou seja, ludibriando-os.

Em pouco tempo monta sua própria corretora, convencendo clientes a comprar ações que quase não valiam nada, vendendo como se fossem uma grande oportunidade. Um grande fraude.

Seria um filme de superação e volta por cima, se não fosse pelo fato do protagonista ter conquistado a sua fortuna enganando as pessoas. O filme acaba por abordar na verdade um monte de materialistas e vigaristas loucos por dinheiro.

Uma coisa que foi totalmente desconsiderada por Jordan Belfort foi o equilíbrio entre a ambição, a moral, os valores pessoais e a ética do negócio. O filme aborda nitidamente o embate entre a cobiça e a ética.

O texto “A Responsabilidade do Pesquisador ou Sobre o que Dizemos Acerca da Ética em Pesquisa” aborda entre um de seus temas, as modificações que sofrem os valores éticos de acordo com as épocas históricas. Estabelece também que as situações cotidianas precisam de diretrizes efetivas que determinam a direção a ser seguida. De acordo com o autor os códigos, as normas, os princípios e as tradições são os critérios que se propõem a dirigir a ação humana. Como foi colocado, no filme fica nítido a importância dessas diretrizes a guiar o comportamento ambicioso de Jordan Belfort, que foi por ele totalmente desconsiderado.

Os autores ainda colocam que quanto mais o ser humano passa a conhecer o seu próprio viver e toda a interferência que recebe, também aumenta a capacidade humana de intervir sobre a sua própria vida no plano individual e coletivo. E também maior é a necessidade de formas de controle social e ético sobre os produtos e as atividades da ciência.

É colocado nesse momento no texto o marco que foi as atrocidades cometidas na         2ª Grande Guerra, nos campos de concentração nazistas, se tornando pública a preocupação com o lado terrível da ciência. Trazendo como consequência a importância em controlar eticamente a prática científica, definindo os pilares desta ética na pesquisa em humanos. Uma relação pode ser feita com o filme O lobo de Wall Street no sentindo de que a falta de controle por parte dos golpes e fraudes cometidos por Jordan Belfort levou a um grande problema econômico, gerando a quebra de muitos investidores que foi enganado por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (224.6 Kb)   docx (504.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com