TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise do filme “O Lobo de Wall Street”

Por:   •  20/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Aluna: MICHELLE GONÇALVES DA SILVA FERREIRA

Roteiro inicial para discussão e análise do filme “O Lobo de Wall Street”, de Martin Scorsese, 2013 (roteiro de Terence Winter, baseado no livro de Jordan Belfort). Entrega dia 27/06/2016.

  1. Comente o tema do filme (e, se quiser complete com observações como o perfil do diretor, os autores principais e suas relações com as personagens, curiosidades de filmagens, etc.).

"O Lobo de Wall Street" é uma história baseada em fatos reais, que retrata a vida de Jordan Belfort, um corretor bem sucedido no mercado financeiro da Wall Street em Nova York. Este, visa o lucro a qualquer custo, não medindo consequências de suas ações e excessos, que é um dos temas abordados pelo filme. O filme é conduzido pelo ousado diretor Martin Scorsese e conta com um excelente elenco de atores.

  1. Caracterize o estilo de vida do ator principal até o momento do seu primeiro emprego na corretora de valores.

Jordan Belfort era um jovem de classe média, criado pelos pais que eram contadores. Jordan era audacioso e sonhava com a riqueza fácil conquistada na Bolsa de Valores de Wall Street.

  1. Quais são suas considerações sobre as dicas que o dono da corretora dá a Jordan Belfort, especialmente a cena do restaurante (estas dicas seguirão Belfort por toda sua trajetória profissional e retomaremos a estas dicas na pergunta de número 9).

O dono da corretora que Jordan foi admitido, Mark Hanna, era extremamente ambicioso e vivia à margem dos bons costumes, almejava apenas lucros, mesmo que isso prejudicasse os clientes e investidores. Nesse almoço Hanna aconselha Jordan a adotar este mesmo estilo de vida, e ele, além de aceitar as dicas, excessivamente deixa-se corromper pelo dinheiro fácil e ilícito, passando a viver à base de drogas, bebidas e promiscuidade.

  1. Por que Belfort perdeu o emprego na corretora e como ele conseguiu um novo trabalho?

Após trabalhar pesado durante meses na corretora Rotschild de Wall Street, quando Jordan Belfort finalmente consegue ser contratado como corretor da empresa, acontece o Black Monday, que fez com que as bolsas de valores de muitos países tombassem de forma brusca e inesperada. Então Jordan desempregado, através de um anúncio de jornal mostrado pela sua esposa, encontra novo emprego numa pequena empresa que trabalha com ações de baixo valor, porém com um retorno vantajoso. No novo emprego Belfort se destaca pela dom nato em vendas e persuasão ao cliente.

  1. Detalhe e especifique as diferenças entre o novo emprego e o da antiga corretora que Belfort trabalhava?

Na corretora antiga as ações eram vendidas a preços altos e em sua maioria a grandes empresas dando apenas 1% de comissão, enquanto no novo emprego as ações eram vendidas a preços baixíssimos, alcançando empresas menores porém trazendo grande retorno e comissão de 50% ao vendedor.

  1. Explique e exemplifique os aplausos que Belfort recebeu de seus companheiros de trabalho na nova corretora. Tente fazer algo similar!

A nova corretora que Belfort foi contratado vendia ações de empresas sem credibilidade no mercado por preços baixíssimos e uma comissão de 50% para o vendedor. Jordan com sua perspicácia e lábia na sua primeira oferta convenceu facilmente o cliente a comprar quatro mil reais em ações no valor de dez centavos. Isso chamou a atenção de todos os outros vendedores que aparentemente estavam tendo grandes dificuldades. Sua sagacidade e precisão arrancou aplausos e  despertou a admiração de todos.

  1. Belfort esta em uma “padaria” a tomar café e é assediado por um homem (Donnie Azoff, interpretado por Jonah Hill) que se apresenta como seu vizinho (os dois moram no mesmo edifício). Quais são os aspectos mais importantes desta cena desde o ponto de vista da Administração?

Donnie era vizinho de Jordan e o observava constantemente. Ao ver que Belfort havia comprado um carro novo e caro, ficou impressionado e curioso para saber quanto e qual era a sua fonte de renda, afinal eles moravam no mesmo prédio e ascensão financeira de Jordan foi repentina. Quando Belfort mostrou seu contracheque pra Donnie, o mesmo imediatamente o fez a proposta de trabalharem juntos, e Jordan percebendo que Donnie era tão audacioso e ambicioso como ele, entendeu que aquela sociedade poderia dar certo.

  1. Após o encontro entre Belfort e Greene os dois tornam-se sócios. Eles precisam contratar mais pessoas para aStratton Oakmont. Comente como as pessoas foram contratadas e qual a crítica que a cena faz ao mercado financeiro.

Depois de fazer amizade e entrar em sociedade com Greene, Belfort decidiu abrir uma empresa junto com ele, e contratou alguns de seus amigos dos velhos tempos que eram experientes vendedores de maconha, mas além de não terem experiência com a bolsa de valores apenas um havia feito faculdade. Belfort traz também os seus pais, que eram contadores para lidar com a parte financeira e controlar suas extravagâncias.

  1. Identifique as principais estratégias de gestão da corretora Stratton Oakmont (relembre a questão de número 3). Explique também o estilo de liderança de Belfort: seus principais argumentos e sua relação com os clientes. Cite e explique a preocupação de Belfort com o treinamento e incentivos utilizados para motivar os funcionários. Reflita também sobre o papel dos funcionários como seguidores do ambiente organizacional cultivado por Belfort e seus sócios e o reflexo no mercado de capitais.

A Stratton foi uma empresa que fez com que todos os corretores ficassem ricos rapidamente e, também, levassem uma vida de luxúria e excessos. Belfort deixou-se corromper pelo dinheiro fácil, com atitudes ilegais e desonestas. O seu lema era categórico: “Um corretor não desliga o telefone até que o cliente compre ações ou morra.” Ele tinha um imenso poder de convencimento e espírito de liderança, era um chefe que acreditava nos funcionários e os ensinava como fazer as coisas direito e da melhor forma, os motivava e dividia os lucros com eles. Apesar das atividades ilegais, e dos funcionários se comportarem de forma imoral a Stratton obtinha grandes resultados e uma constante ascenção no mundo dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com