TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MAPA MENTAL AVISIO PRÉVIO

Por:   •  18/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 9

TEORIA DA CONTABILIDADE

Giuseppe Cerboni, afirmava que seria necessária a compreensão de seis verdades, ouaxiomas, para o entendimento e aplicação dessa doutrina:

1º axioma — A administração da azienda (riqueza) estará a cargo do proprietário, porém este deve estabelecer relações adequadas com agentes e correspondentes.

2º axioma — É preciso distinguir o papel do proprietário e do administrador, embora possam unir-se na mesma figura (proprietário-administrador). Deve haver separação clara entre negócio e família.

3º axioma — O papel do administrador é gerenciar o negócio, sem usar a riqueza para usufruir de benefícios pessoais.

4º axioma — A todo devedor corresponderá um credor e vice-versa.

5º axioma — O proprietário, administrando ou não a azienda, é, de fato, credor da substância e devedor das passividades pertinentes àquela riqueza.

6º axioma — A riqueza do proprietário (débito e crédito) varia conforme os lucros e perdas ou acréscimos e decréscimos de capital (LUZ, 2015, p. 43).

Controlismo — corresponde ao controle econômico. Nessa escola, um doutrinador, Fabio Besta, sugeriu que a contabilidade tivesse atividades básicas, como o controle antecedente, o concomitante e o consequente.

Contismo — o pensamento contábil contista teve por finalidade o estudo das contas. O contismo apareceu por meio de Degranges, em 1795, da teoria das cinco contas, que foi apresentada da seguinte forma: mercadorias gerais, caixa, contas a receber, contas a pagar, e lucros e perdas. A falta de aceitação do contismo ocorreu devido ao resumo da sua fundamentação científica, já que, para muitos doutrinadores da época, a conta não se referia a uma causa, mas ao efeito ou ferramenta que evidenciava o componente de uma riqueza, e, por esse motivo, não estava qualificada a enquadrar-se como objeto de pesquisa científica.

Personalismo — a evolução da contabilidade passou para uma nova etapa no século XIX, quando se destacaram diversas escolas do pensamento contábil. O personalismo contraria a escola contista, dando maior ênfase às pessoas como representantes de elementos patrimoniais, não às contas, conhecidas como a essência do contismo. Os personalistas entendiam que as contas deveriam Pensamento humano e pré-história contábil 9 corresponder às relações de direitos e obrigações, observando que os deveres, ou haveres, referiam-se aos débitos (obrigações) e créditos (direitos). A escola do personalismo considerou que as relações jurídicas entre gestores, donos de empresas e riqueza eram objetos da contabilidade.

  • a Idade Média, espaço de tempo compreendido entre os anos de 476 e de 1453, é conhecida como a Era Cristã. Nesse período, no ano de 1202, Leonardo Fibonacci concluiu a obra Liber abaci, baseada na aritmética e na álgebra;
  • a Idade Moderna compreende o período de 1453 até 1789. No ano de 1458, Benedetto Cotrugli apresentou a obra Della mercatura et del mercante perfetto, um marco na história da contabilidade. Em 1494, surgiu o escrito Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalità, obra elaborada por Frei Luca Pacioli, que apresentou um capítulo abordando a contabilidade, mais precisamente as partidas dobradas, dando início à evolução da contabilidade;
  • a Idade Contemporânea representa o período de 1789 até os dias atuais, quando outra obra proporcionou o avanço do conhecimento contábil, dando destaque à administração da riqueza, não somente ao seu controle. A obra, publicada em 1840, foi La contabilità applicata alle amministrazioni private e pubbliche, escrita por Francesco Villa, que definiu a contabilidade de fato como útil e necessária ao capitalista, promovendo-a à condição de conhecimento científico.

Patrimonialismo — para essa escola, o patrimônio corresponde ao objeto de estudo da contabilidade, que é defi nida como a ciência que estuda o patrimônio disponível para as aziendas, ou seja, a riqueza. Esse patrimônio pode ser de maneira imobilizada ou fi xa e de forma dinâmica, isto é, fl uxos de caixa, de capital e de rendas. Também nas suas mutações de períodos diferentes, a fi m de apresentar, mediante índices, os refl exos da administração sobre a constituição e divisão dos resultados. No patrimonialismo, fi ca entendido que o patrimônio corresponde à riqueza. O capital corresponde à riqueza acumulada e precisa ser preservado e restaurado para conservar a sua utilidade potencial.

Na Resolução de 1993, os princípios contábeis eram demonstrados da seguinte maneira:

  • entidade;
  • continuidade;
  • oportunidade;
  • registro pelo valor original;
  • competência;
  • prudência.

A NBC TSP — Estrutura Conceitual apresenta os princípios que podem ser aplicados à apuração da informação. As decisões sobre as quais a informação deve ser evidenciada devem abordar (CONSELHO..., 2016):

  • os objetivos da preparação e da divulgação da informação contábil;
  • as particularidades qualitativas e restritas referentes às informações inseridas no Relatório Contábil de Propósito Geral (RCPG) das Entidades do Setor Público;
  • os elementos econômicos relevantes e outros acontecimentos sobre os quais a informação seja precisa.

A identificação da informação devida e a demonstração em RCPG, em especial, podem considerar o desenvolvimento de:

  • princípios de classificação;
  • relação com os tipos gerais relativos às informações apresentadas e relações parecidas de espécies gerais de dados apresentados;
  • relação de informações específicas, de modo que os que desenvolvem a informação devem demonstrar ou evidenciar.

Quanto aos princípios dispostos para a informação, entre relatórios diferenciados, os elementos importantes para as definições sobre a disposição da informação entre as demonstrações contábeis e demais RCPGs ponderam:

  • essência, quanto à natureza da informação;
  • aspectos da jurisdição, com relação aos procedimentos legais vigentes;
  • relação, avalia se a informação agregada pode ou não possuir vínculo ou estar inserida no relatório existente.

1. Com base na evolução da contabilidade, avalie as afirmativas que abordam a história da civilização contábil e do desenvolvimento do controle e aponte a resposta correta:

A Idade Contemporânea ocorreu no período de 1789 e é considerada até os dias atuais.

É possível afirmar que a Idade Contemporânea, de fato, ocorreu no ano de 1789 e é reconhecida até os dias atuais. A obra La contabilità applicata alle amministrazioni private e pubbliche, escrita por Francesco Villa, foi publicada em 1840. O período que se refere à Idade Moderna vai de 1453 até 1789. A obra SuContismomma de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalità surgiu no ano de 1494. O período que compreende a Idade Média ocorreu entre o século V e o ano de 1453, denominado de Era Cristã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com